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Tipo: Dissertação
Título: Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social
Autor: SOUZA, Deise Coelho de 
Primeiro orientador: BARROSO, Sabrina Martins
Resumo: O período de educação superior demanda um processo adaptativo dos universitários quanto a questões pessoais, sociais e econômicas, o que pode levar a interferências na saúde física e psíquica desta população. Estudos sobre depressão e ansiedade em universitários são frequentes, porém, ainda há poucos que enfoquem vários aspectos emocionais simultaneamente, o que poderia auxiliar a compreender este público de forma mais integral e auxiliar na redução de uma relevante lacuna no conhecimento. Dessa forma, o presente estudo possui como objetivo geral descrever o perfil sociodemográfico e avaliar o suporte social e a presença de sintomas de estresse, depressão, ansiedade e solidão em estudantes universitários. Foram avaliados 384 estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O trabalho se divide em dois estudos, sendo que o primeiro objetivou descrever o perfil sociodemográfico e os níveis de suporte social, depressão, ansiedade, solidão e estresse no público abordado. O segundo estudo teve como objetivo correlacionar o perfil sociodemográfico e os hábitos de vida à prevalência de estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social de estudantes universitários. Os instrumentos que compuseram o trabalho foram um questionário elaborado para a pesquisa, com enfoque no perfil sociodemográfico e de hábitos de vida dos participantes; o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL); Inventário de Ansiedade Beck (BAI); Questionário sobre a Saúde do Paciente (PHQ-9), que avaliou depressão; Escala Brasileira de Solidão (UCLABR) e a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS). Para análise dos resultados obtidos por meio da aplicação dos instrumentos utilizou-se estatística descritiva e correcional. Os resultados do Estudo 1 apontaram a presença de sofrimento psíquico neste público, com 47% dos universitários afirmando presença de sentimento de solidão, 59,2% dos participantes com sintomas depressivos, 70,4% com prevalência de ansiedade e 78,1% apresentaram estresse. Quanto a percepção de suporte social 12% dos participantes o caracterizaram em baixo nível. O Estudo 2 obteve correlação positiva entre sintomas de estresse, depressão, ansiedade e sentimentos de solidão, indicando que a presença de um dos sintomas poderia refletir no nível dos demais. No entanto, o suporte social caracterizou-se como possível proteção para os sintomas avaliados. A partir dos dados analisados conclui-se que há prevalência de sofrimento psíquico entre os universitários da UFTM referente aos sintomas de depressão, ansiedade, estresse e solidão, sendo o suporte social uma variável de proteção para os sintomas avaliados. Em vista da vulnerabilidade desse grupo, pontua-se a relevância de estratégias de promoção de saúde para esta população.
Resumo: The period of higher education demands an adaptive process of university students regarding personal, social and economic issues, which can lead to interferences in the physical and mental health of this population. Studies on depression and anxiety in university students are frequent, but there are still few that focus on several emotional aspects simultaneously, which could help to understand this public more comprehensively and help reduce a relevant knowledge gap. Thus, the present study has as general objective to describe the sociodemographic profile and to evaluate social support and the presence of symptoms of stress, depression, anxiety and loneliness in college students. A total of 384 students of the Federal University of the Triângulo Mineiro (UFTM) were evaluated. The study is divided in two studies, the first of which was to describe the sociodemographic profile and levels of social support, depression, anxiety, loneliness and stress in the public addressed. The second study aimed to correlate the sociodemographic profile and life habits with the prevalence of stress, depression, anxiety, loneliness and social support of university students. The instruments that composed the work were a questionnaire elaborated for the research, focusing on the sociodemographic profile and life habits of the participants; The Inventory of Stress Symptoms for Adults (ISSL); Beck Anxiety Inventory (BAI); Patient Health Questionnaire (PHQ-9); Brazilian Scale of Loneliness (UCLA-BR) and the Social Support Perception Scale (EPSS). For the analysis of the results obtained through the application of the instruments, we used descriptive and corrective statistics. The results of Study 1 indicated the presence of psychic suffering in this public with 47% of university students affirming the presence of feelings of loneliness, 59.2% of the participants with depressive symptoms, 70.4% with anxiety prevalence and 78.1% presented with stress. The perception of social support 12% of the participants characterized it at low level. The second Study found a positive correlation between symptoms of stress, depression, anxiety and feelings of loneliness, indicating that the presence of one of the symptoms could reflect the level of the others. However, social support was characterized as possible protection for the evaluated symptoms. Based on the data analyzed, it is concluded that there is a prevalence of psychic suffering among UFTM students regarding the symptoms of depression, anxiety, stress and loneliness, and social support is a protective variable for the symptoms evaluated. In view of the vulnerability of this group, the relevance of health promotion strategies for this population is suggested.
Palavras-chave: Saúde Mental.
Estudantes.
Psicopatologia.
Psicologia.
Mental health.
Students.
Psychopathology.
Psychology.
Área do CNPQ: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SOUZA, Deise Coelho de. Condições emocionais de estudantes universitários: estresse, depressão, ansiedade, solidão e suporte social. 2017. 90f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 18-Jul-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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