Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/567
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias de estudo divulgadas no YouTube: uma análise sob a ótica das teorias de aprendizagem aplicadas ao ensino superior.
Título(s) alternativo(s): Study strategies released on YouTube: an analysis from the perspective of learning theories applied to higher education.
Autor(es): FERREIRA, Tenisziara de Moura
Primeiro Orientador: GAYDECZKA, Beatriz
Resumo: Esta pesquisa faz análise de estratégias de estudo divulgadas por estudantes em vídeos de depoimentos do YouTube sob a ótica de teorias de aprendizagem voltadas ao ensino superior, a fim de contribuir, por meio da produção de um material didático audiovisual, com o desenvolvimento da capacidade de compreensão, apreensão e fixação de conhecimentos no ensino superior. A problemática da pesquisa decorre ao baixo desempenho de estudantes do ensino superior por não conhecerem e aplicarem estratégias de estudo. Metodologicamente, foi empregada análise de conteúdo, Bardin (2010), a fim de identificar e categorizar os comportamentos estratégicos utilizados por estudantes em 50 vídeos selecionados. Estes comportamentos foram agrupados em seis categorias de análise, depreendidas da recorrência temática dos vídeos, sendo elas: (1) Estudo individual. (2) Organização para os estudos. (3) Interação. (4) Comportamento durante as aulas. (5) Bem estar físico e mental e (6) Preparação para as avaliações. Do total de vídeos analisados, seis foram transcritos para análise, relacionando com as teorias de aprendizagem e os estudos que tratam sobre o tema. Observou-se que ainda são incipientes as pesquisas referentes ao desenvolvimento e aplicabilidade de estratégias de estudo no ensino superior. Os Youtubers apresentaram conhecimento superficial e empírico sobre a temática, reproduzindo modelos comumente praticados nas instituições ensino. Suas estratégias estão baseadas em experiências pessoais e são apresentadas como verdades absolutas, que podem ser reproduzidas de forma generalizada, desconsiderando contextos e peculiaridades. Embora se possa identificar relação dessas estratégias de estudo com as teorias de aprendizagem, fica evidente que os autores dos vídeos as desconhecem. Apresentam certa consciência com relação à importância de ser organizado, cuidar da saúde física e mental,ser frequente e prestar atenção nas aulas, estudar regularmente e ser comprometido. A questão é como tornar essas percepções estratégicas, eficientes e eficazes. Dessa forma, identifica-se a necessidade de mais pesquisas referentes à temática, no sentido de contribuir na orientação aos estudantes desde os anos iniciais da vida escolar, uma vez que, no que se refere a estratégias de estudo, o universitário carrega referências da educação básica e o que foi construído anteriormente tenderá a ser reproduzido e aperfeiçoado no ensino superior.
Abstract: This research examines study strategies published by students in YouTube testimonials videos from the perspective of the learning theories dedicated to higher education. It aims at contributing, through the production of audiovisual teaching material, to the development of the ability of understanding, apprehending and internalizing knowledge at higher education. The research problem is due to the low performance of academic students because they don't have background knowledges and don't know how to apply the study strategies With respect to the Methodology, content analysis was used, Bardin (2010), in order to identify and categorize the strategic behaviors adopted by students in 50 selected videos. Such behaviors were grouped into six categories comprising the thematic recurrence of the videos: (1) Individual study; (2) Organization for studies; (3) Interaction; (4) Behavior during class; (5) Physical and mental well-being and (6) Preparation for evaluations. Of the total videos examined, six were transcribed for analysis and were related to the learning theories and to the studies on the theme. It could be observed that research on the development and applicability of study strategies in higher education is still incipient. The Youtubers presented superficial and empirical knowledge on the subject, reproducing models commonly practiced at the educational institutions. Their strategies are based on personal experiences and are introduced as absolute truths that can be reproduced on a general basis, disregarding contexts and peculiarities. Although it is possible to identify the relationship between these study strategies and the learning theories, it is evident that the authors of the videos are not aware of them. They have a certain awareness regarding the importance of being organized, of taking care of physical and mental health, of attending and paying attention at classes, of studying regularly and being committed. The matter is how to make these perceptions strategic, efficient and effective. In this way, it is identified the need for more research on this subject in order to contribute at mentoring students from the early years of school life. As far as study strategies are concerned, university students carry references from elementary education in a way that what was built earlier tends to be reproduced and improved in higher education.
Palavras-chave: Aprendizagem.
Teorias de Aprendizagem.
Estratégias de Estudo.
YouTube.
Ensino Superior.
Learning.
Learning Theories.
Study Strategies.
YouTube.
Higher Education.
CNPq: Comunicação
Ensino-Aprendizagem
Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: FERREIRA, Tenisziara de Moura. Estratégias de estudo divulgadas no YouTube: uma análise sob a ótica das teorias de aprendizagem aplicadas ao ensino superior. 2018. 143f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/567
Data do documento: 6-Fev-2018
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Tenisziara M Ferreira.pdfDissert Tenisziara M Ferreira1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons