Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/572
Tipo: Dissertação
Título: Variação linguística, oralidade e desvios de ortografia em textos de alunos do 6. ano do Ensino Fundamental de Uberaba-MG
Autor: MOREIRA, Fabiana Pinto 
Primeiro orientador: BARBOSA, Juliana Bertucci
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar os tipos de desvios ortográficos apresentados por alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Uberaba-MG e apresentar uma proposta de intervenção que garanta aos alunos uma autonomia quanto à norma ortográfica, a fim de proporcionar uma reflexão linguística dos desvios de ortografia e sua relação com a oralidade na consolidação da relação não dicotômica entre fala e escrita. Para tanto, analisamos a relação entre as variedades linguísticas dos alunos e os desvios de ortografia presentes em suas produções textuais, assim como o material didático utilizado pelo professor no sexto ano, principalmente observando como é trabalhada (e se é abordada) a questão dos desvios ortográficos e da variação linguística. Também foi aplicado um questionário aos professores de língua portuguesa da escola para que pudéssemos conhecer seus posicionamentos em relação aos desvios de ortografia apresentados nos textos de seus alunos, assim como a postura desses professores a respeito do trabalho com variação linguística e a relação entre fala e escrita. Por meio das análises dos desvios ortográficos cometidos pelos alunos participantes da pesquisa, verificamos que os mais frequentes são os decorrentes da interferência de hábitos da fala para a escrita. Esses desvios representam processos fonético-fonológicos que ocorrem no português brasileiro falado pelos alunos. Assim, a partir do levantamento dos tipos de desvios ortográficos, das respostas dadas pelos professores de língua portuguesa na aplicação do nosso questionário e conhecendo a maneira como o material didático adotado pela escola aborda as questões de reflexão sobre a língua, elaboramos nossa proposta de intervenção: um caderno de atividades. Tal caderno contempla questões relacionadas aos desvios ortográficos, visando proporcionar aos alunos o acesso às variedades de prestígio, sem menosprezar as variedades linguísticas de uso, fazendo-os refletir sobre a modalidade escrita e sobre as convenções ortográficas, auxiliando-os na compreensão do papel da variedade linguística, ampliando assim sua competência comunicativa e consolidando as relações entre fala e escrita.
Resumo: This essay aims to investigate the types of orthographic deviations presented by sixth year Elementary School II students in a public school in Uberaba-MG, and to suggest an intervention proposal that will guarantee the students’ autonomy regarding the orthographic system, so as to provide a linguistic reflection upon the orthographic deviations and their relation with orality, as well as the consolidation of the non-dichotomous relationship between speech and writing. To this end, we analyzed the relationship between the students’ linguistic variations and spelling deviations present in text productions, as well as the teaching materials used by the sixth year teacher, observing the teachers’ approach (and whether there is an approach) to the orthographic deviations and linguistic variations. In addition, the Portuguese teachers at the school were asked to respond to a questionnaire so that we could learn about their posture towards the spelling deviations presented in the students' texts, and also their attitudes regarding the approach to linguistic variation and the relationship between speech and writing. Through the analyses of the participating students’ orthographic deviations, we observed that the most frequent are due to the interference of speech habits in writing. These deviations represent phonetic-phonological processes that occur in the Brazilian Portuguese spoken by these students. Therefore, based on the survey of the types of orthographic deviations, the Portuguese teachers’ answers to our questionnaire and knowing how the teaching materials adopted by the school deal with questions about reflections upon the language, our intervention proposal was a workbook with topics related to orthographic deviations, which aims to provide the students with access to prestige varieties, without downplaying the linguistic variations used, by making them reflect on the written modality and orthographic conventions, as well as helping them to understand the role of the linguistic variations, thus broadening their communicative competence and consolidating the relationship between speech and writing.
Palavras-chave: Desvios ortográficos.
Oralidade.
Variação linguística.
Orthographic deviations.
Orality.
Linguistic variation.
Área do CNPQ: Letras
Língua Portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: MOREIRA, Fabiana Pinto. Variação linguística, oralidade e desvios de ortografia em textos de alunos do 6. ano do Ensino Fundamental de Uberaba-MG. 2018. 177f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 28-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Fabiana P Moreira.pdfDissert Fabiana P Moreira5,79 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons