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Tipo: Tese
Autor: GONÇALVES FILHO, Roberto Salgado 
Primeiro orientador: JORGE, David Calhau
Primeiro co-orientador: GAYDECZKA, Beatriz
Resumo: Esta investigação se propôs a avaliar os laboratórios escolares de instituições de ensino públicas e privadas no Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano) na área urbana da cidade de Uberaba. Essa avaliação envolveu quantificar os laboratórios nas escolas e verificar sua utilização. No total foram visitadas 68 escolas. A pesquisa foi realizada pelo fato de que os laboratórios têm um papel importante no processo ensino-aprendizagem por permitir que o aluno pesquise, teste hipóteses, construa projetos e realize experimentos na prática e muitas vezes o laboratório nem sequer é utilizado. Além disso, foi analisado a existência de aulas práticas e sua influência no desempenho dos alunos e por fim, a contribuição do autor com a elaboração de um modelo de roteiro de como realizar uma aula prática. Para que se obtivesse os resultados, empregou-se como metodologia uma pesquisa quantitativa na forma de levantamento (questionário) para os diretores e professores das escolas, assim obtendo-se os gráficos com todos os dados necessários ao desenvolvimento dos resultados. A influência das aulas práticas no desempenho dos educandos foi obtida por meio da análise dos gráficos gerados pela resposta nos questionários que ajudaram a inferir resultados no desenvolvimento do aluno. A elaboração de um modelo de roteiro de como realizar uma aula prática se obtém por meio da experiência do autor desde projeto, por ser sua área de atuação profissional e também baseado nas teorias cognitivas de ensino-aprendizagem como construtivismo e construcionismo abordadas no presente trabalho. Verificou-se que os laboratórios são importantes, assim como as aulas práticas. Constatou-se que apesar de existirem laboratórios de aulas práticas nas escolas de Uberaba, sua utilização ainda é precária, com pouco incentivo ou mesmo sem se dar a devida importância a esse aspecto. Prevalece ainda o ensino tradicionalista sendo o aluno mero sujeito passivo no processo de construção do conhecimento.
Resumo: This research aimed to evaluate the laboratories of public and private educational institutions in Middle School in the urban area of Uberaba City. This evaluation involved quantifying the laboratories in schools and verifying their use. In total 68 schools were visited. The research was carried out by the fact that laboratories play an important role in the teaching-learning process by allowing the student to research, test hypotheses, construct projects and conduct experiments in practice and often the laboratory is not even used. In addition, we analyzed the existence of practical classes and their influence on student performance and, finally, the author’s contribution with the elaboration of a script model of how to carry out a practical lesson. In order to obtain the results, a methodology was used as a quantitative research in the form of a survey for the directors and teachers of the schools, thus obtaining the graphs with all the data necessary to develop the results. The influence of the practical classes on students performance was obtained through the analysis of the graphs generated by the answer in the questionnaires that helped to infer results in the development of the student. The elaboration of a script model of how to perform a practical lesson is obtained through the author's experience since the project, because it is his area of professional activity and also based on the cognitive theories of teaching-learning as constructivism and constructionism discussed in the present work. It was found that laboratories are important, as well as practical classes. It was found that although there are laboratories of practical classes in the schools of Uberaba, their use is still precarious, with little incentive or even not giving due importance to this aspect. Traditionalist teaching still prevails, and the student is merely a passive subject in the process of knowledge construction.
Palavras-chave: Laboratórios Escolares.
Construção do Conhecimento.
Ensino Fundamental II.
School Laboratories.
Knowledge Construction.
Middle School.
Área do CNPQ: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: GONÇALVES FILHO, Roberto Salgado. A utilização dos laboratórios escolares em instituições de ensino na cidade de Uberaba. 2017. 94f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

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