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Tipo: Dissertação
Título: Uma visão geral sobre a atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira.
Autor: PAOLINELLI, Sônia Maria Rezende 
Primeiro orientador: ANJO, Luiz Fernando Resende dos Santos
Primeiro co-orientador: GAYDECZKA, Beatriz
Resumo: Esta pesquisa aborda os ambientes universitários associados à produção e disseminação do conhecimento científico, em especial, as Editoras Universitárias (EUs). Os avanços das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão influenciando, significativamente, a produção editorial das EUs, promovendo inovações em todas as etapas da cadeia produtiva do livro universitário. O objetivo geral deste estudo é analisar a atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. O tema é relevante para os estudos da Ciência da Informação, uma área interdisciplinar que se relaciona com as áreas de Biblioteconomia, Administração, Editoração e Tecnologia da Informação, destacando a percepção de que há um nicho a ser explorado pelos profissionais da área. Para o desenvolvimento deste estudo, a metodologia envolveu uma abordagem quantitativa, utilizando um questionário eletrônico (Google Docs), com perguntas abertas e fechadas, enviado a 47 dirigentes das editoras universitárias brasileiras, no período de 18 de fevereiro a 18 de março de 2016, obtendo-se o retorno de 16 questionários respondidos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com parecer favorável número 1.276.045, de 13 de outubro de 2015. Constatou-se que algumas EUs estão organizadas estrategicamente para atender às demandas por publicação de recursos informacionais e outras, gradativamente, estão se inserindo no cenário editorial eletrônico por meio de inovações proporcionadas pelas novas TICs, tais como a produção de e-books e mudanças nas suas formas de comunicação, divulgação e comercialização. Print on demand ainda é uma inovação pouco adotada entre as EUs e precisa ser repensada. Evidenciou-se ainda a importância da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) na concretização do atual cenário editorial brasileiro. Conclui-se que os resultados apresentados permitem aos dirigentes das IES observar, fazer comparações e adaptações para implantar ou implementar novas editoras, baseadas na experiência das EUs já inseridas no mercado editorial universitário brasileiro.
Resumo: This research addresses university environments associated to the production and dissemination of scientific knowledge, in particular, the University Presses (EUs). The advance of new Information and Communication Technologies (TICs) is influencing significantly the editorial production of the EUs, promoting innovations in all the stages of the production chain of the university book. The aim of this study is to analyze the performance of university presses in the context of the Brazilian public higher education. The subject is relevant for the studies of Information Science, an interdisciplinary field which is related to the fields of Library Science, Management, Editing and Information Technology, highlighting the perception that there is a niche to be exploited by the professionals of this field. For the development of this study, the methodology involved a quantitative and qualitative approach, using an electronic questionnaire (Google Docs), with open and closed questions, sent to 47 managers of Brazilian university presses, from February 18 to March 18, 2016, receiving in return, 16 answered questionnaires. The research was approved by the Committee for Ethics in Research (CEP) of the Federal University of the “Triângulo Mineiro” (UFTM), with the favourable report number 1.276.045, dated 13th of October, of 2015. It was shown that some EUs are strategically organized to attend the demands for publication of informational resources, and others, are gradually entering the electronic publishing scenario, by means of innovations provided by the new TICs, such as the production of e-books and changes in their forms of communication, dissemination and commercialization. Print on demand is still an innovation which is adopted in very few cases among the EUs, and needs to be reconsidered. The importance of the Brazilian Association of University Presses (ABEU) in the implementation of the current Brazilian printing scenario was also highlighted. It is possible to conclude that the results presented allow for the managers of the Higher Education Institutions to observe, make comparisons and adaptations to implant or implement new university presses, based on the experience of the EUs which are already incorporated in the Brazilian university publishing market.
Palavras-chave: Editoras universitárias.
Inovação editorial.
Livros eletrônicos.
Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs).
Educação superior.
University presses.
Editorial innovation.
Electronic books.
Information and Communication Technologies (TICs).
Higher Education.
Área do CNPQ: Ciência da Informação
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: PAOLINELLI, Sônia Maria Rezende. Uma visão geral sobre a atuação das editoras universitárias no contexto da educação superior pública brasileira. 2016.155f. Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 8-Dec-2016
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

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