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Tipo: Tese
Título: Prevenção e manejo de obstrução de vias aéreas em crianças menores de um ano: um estudo de intervenção por simulação
Título(s) alternativo(s): Prevention and management of airway obstruction in children under one year: a simulation intervention study
Prevención y manejo de obstrucción de vías aéreas en niños menores de un año: un estudio de intervención por simulación
Autor: AMARAL, Jesislei Bonolo 
Primeiro orientador: BARBOSA, Maria Helena
Resumo: Os acidentes domiciliares infantis estão entre as principais causas de óbito e hospitalização em menores de cinco anos, sendo que os acidentes que causam obstrução das vias aéreas em crianças por corpo estranho ocupam taxas elevadas de mortalidade em crianças, especialmente em menores de um ano, no Brasil e no mundo. Há fatores de risco associados à aspiração de corpos estranhos, possibilitando ações de proteção, prevenção diagnóstica e intervenção precoce. O diagnóstico precoce em crianças é imprescindível para a intervenção imediata, uma vez que aumenta a possibilidade de sobrevivência das mesmas. Considera-se imprescindível que a mãe ou cuidadores tenham conhecimento e capacitação dos Primeiros Socorros, considerando que a maioria dos acidentes relacionados à obstrução de vias aéreas ou engasgamento em crianças ocorre no domicílio. A intervenção para desobstrução de vias aéreas, e caso a criança evolua para parada cardiorrespiratória, está descrita nas diretrizes da American Heart Association. O presente estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de uma intervenção educativa, sobre prevenção e manejo de obstrução de vias aéreas e parada cardiorrespiratória em crianças de zero a um ano, no conhecimento de puérperas. Trata-se de um estudo quase experimental, do tipo intervenção antes e depois com um único grupo, com abordagem quantitativa, analítico, de campo, longitudinal, prospectivo e conduzido de acordo com as recomendações da Transparent Reporting of Evaluations with Nonrandomized Designs (TREND), realizado no Alojamento Conjunto na Unidade Materno-Infantil e Ginecologia e Obstetrícia, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A população do estudo foram as puérperas que atenderam aos critérios de inclusão: mães de crianças nascidas vivas, hospitalizadas após o parto, que estivessem no período de 12 horas ao décimo dia do puerpério, que estivessem em condições físicas, ter liberação médica para ficar sentada ou em posição ortostática, estivessem sem dor ou queixas. As puérperas menores de 18 anos, que estivessem com acompanhante para assinar o Termo de Consentimento, foram incluídas. Participaram do estudo 20 puérperas que receberam a intervenção educativa, baseada nos pressupostos de Paulo Freire, onde se utilizou o método de simulação sobre as manobras a serem realizadas em caso de obstrução de vias aéreas e parada cardiorrespiratória. A coleta de dados ocorreu no período de junho a julho do ano de 2018, na enfermaria por meio de instrumento elaborado especificamente para este estudo, validado anteriormente por cinco juízes, o mesmo foi aplicado antes e imediatamente após a realização da intervenção educativa.Para analisar o conhecimento específico das puérperas sobre prevenção e manejo de obstrução de vias aéreas em crianças, por questão, em relação à proporção aos acertos, utilizou-se uma análise descritiva a partir de frequências absolutas(n) e relativas (%) dos itens e utilizou-se o teste t-pareado para escores de conhecimento e habilidade, antes e após a intervenção educativa. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em pesquisa da instituição e foi registrada na plataforma de Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Os resultados demonstram que após a utilização do teste t pareado, para comparação entre as médias de acerto sobre a realização de manobras para desobstrução de vias aéreas, e a realização de manobras de ressuscitação cardiopulmonar, em ambas, identificou-se que, em média, o número de acertos após a intervenção foi maior que a média de acertos antes (p< 0,001). Conclui-se que a intervenção educativa, proposta neste estudo, apresentou-se eficaz para aumentar o conhecimento cognitivo e habilidade das puérperas sobre prevenção, identificação e manejo de obstrução de vias aéreas e engasgo e asfixia em bebês, confirmando assim a hipótese desta investigação. Esta investigação contribuiu com evidências importantes, relacionadas ao efeito da intervenção educativa por meio de simulação para obstrução de vias aéreas por corpo estranho e parada cárdio respiratória e poderá ser adotada como uma medida para prevenção de engasgos em recém-nascidos.
Resumo: Children's home-based accidents are among the leading causes of death and hospitalization in children under five years of age. Accidents causing airway obstruction due to foreign objects in children occupy high rates of mortality in children, especially those under one year of age, in Brazil and the world. There are risk factors associated with the aspiration of foreign objects, enabling protection actions, diagnostic prevention and early intervention. Early diagnosis in children is essential for immediate intervention, since it increases the possibility of their survival. It is considered essential that the mother or caregivers have knowledge and qualification of First Aid, considering that the majority of accidents related to airway obstruction or choking in children occurs at home. Intervention for airway clearance, and if the child develops for cardiorespiratory arrest, is described in the guidelines of the American Heart Association. This study aimed to evaluate the effectiveness of an educational intervention on the prevention and management of airway obstruction and cardiorespiratory arrest in children from zero to one year, in the knowledge of puerperal women. It is a quasi-experimental, oneon-one, quantitative, analytical, field, longitudinal, prospective study, and conducted in accordance with the recommendations of the Transparent Reporting of Evaluations with Nonrandomized Designs (TREND), performed at the Joint Housing in the Maternal-Infant and Gynecology and Obstetrics Unit, Clinical Hospital of the Federal University of Triângulo Mineiro. The study population was the mothers who had met the inclusion criteria: mothers of children born alive hospitalized after childbirth, who were in the period of 12 hours to the tenth day of puerperium, who were in physical condition, had medical release to sit or be in an orthostatic position, were without pain or complaints. The mothers under 18 years of age, who were accompanied by a companion to sign the Term of Consent, were included. Twenty postpartum women who received the educational intervention, based on the assumptions of Paulo Freire, participated in the study, where the simulation method was used on the maneuvers to be performed in case of airway obstruction and cardiorespiratory arrest. The data were collected in the infirmary, between June and July of the year 2018, through an instrument prepared specifically for this study, previously validated by five judges, the same was applied before and immediately after the educational intervention. In order to analyze the specific knowledge of puerperae on prevention and management of airway obstruction in children, by issue, in relation to the proportion of correct answers, a descriptive analysis was used based onabsolute (n) and relative (%) frequencies of items and the t-paired test was used for scores of knowledge and skill, before and after the educational intervention. The research was approved by the Research Ethics Committee of the institution and was registered in the Brazilian Registry of Clinical Trials platform. The results show that after the use of paired t-test, in order to compare the means of adjustment for maneuvers to clear the airway and to perform cardiopulmonary resuscitation maneuvers in both, it was identified that, on average, the number of hits after the intervention was higher than the average of hits before (p <0.001). It is concluded that the educational intervention proposed in this study was effective in increasing the cognitive knowledge and ability of puerperae on prevention, identification and management of airway obstruction and choking and asphyxia in infants, thus confirming the hypothesis of this investigation. This research contributed with important evidence related to the effect of educational intervention through simulation for obstruction of the airways by foreign body and cardiopulmonary arrest and could be adopted as a measure for prevention of gagging in newborns.
Los accidentes domiciliarios infantiles están entre las principales causas de muerte y hospitalización en menores de cinco años, siendo que los accidentes que causan obstrucción de las vías aéreas en niños por cuerpo extraño ocupan tasas elevadas de mortalidad en niños, especialmente en menores de un año, en Brasil y en el mundo. Hay factores de riesgo asociados a la aspiración de cuerpos extraños, posibilitando acciones de protección, prevención diagnóstica e intervención precoz. El diagnóstico precoz en niños es imprescindible para la intervención inmediata, ya que aumenta la posibilidad de supervivencia de las mismas. Se considera imprescindible que la madre o cuidadores tengan conocimiento y capacitación de los Primeros Auxilios, considerando que la mayoría de los accidentes relacionados con la obstrucción de vías aéreas o atragantamiento en niños ocurre en el domicilio. La intervención para la desobstrucción de vías aéreas, y si el niño evoluciona hacia la parada cardiorrespiratoria, está descrita en las directrices de la American Hert Association. El presente estudio tuvo como objetivo evaluar la eficacia de una intervención educativa, sobre prevención y manejo de obstrucción de vías aéreas y parada cardiorrespiratoria en niños de cero a un año, en el conocimiento de puérperas. Se trata de un estudio casi experimental, del tipo intervención antes y después con un solo grupo, con abordaje cuantitativo, analítico, de campo, longitudinal, prospectivo y conducido de acuerdo con las recomendaciones de Transparent Reporting of Evaluations with Nonrandomized Designs (TREND), realizado en el Alojamiento Conjunto en la Unidad Materno-Infantil y Ginecología y Obstetricia, del Hospital de Clínicas de la Universidad Federal del Triángulo Minero. La población del estudio fueron las puérperas que atendieron a los criterios de inclusión: madres de niños nacidos vivos, hospitalizados después del parto, que estuvieran en el período de 12 horas al décimo día del puerperio, que estuvieran en condiciones físicas, tener liberación médica para quedarse sentada o en posición ortostática, estuvieran sin dolor o quejas. Las madres menores de 18 años, que estuvieran acompañadas para firmar el Término de Consentimiento, fueron incluidas. En el estudio 20 puérperas que recibieron la intervención educativa, basada en los presupuestos de Paulo Freire, donde se utilizó el método de simulación sobre las maniobras a ser realizadas en caso de obstrucción de vías aéreas y parada cardiorrespiratoria. La recolección de datos ocurrió en el período de junio a julio del año 2018, en la enfermería por medio de un instrumento elaborado específicamente para este estudio, validado anteriormente por cinco jueces, el mismo fue aplicado antes einmediatamente después de la realización de la intervención educativa. Para analizar el conocimiento específico de las puérperas sobre prevención y manejo de obstrucción de vías aéreas en niños, por cuestión, en relación a la proporción a los aciertos, se utilizó un análisis descriptivo a partir de frecuencias absolutas (n) y relativas (%) de los ítems y se utilizó el test t-pareado para escores de conocimiento y habilidad, antes y después de la intervención educativa. La investigación fue aprobada por el Comité de Ética en investigación de la institución y fue registrada en la plataforma de Registro Brasileño de Ensayos Clínicos. Los resultados demuestran que después de la utilización del test t pareado, para comparación entre las medias de acierto sobre la realización de maniobras para desobstrucción de vías aéreas, y la realización de maniobras de resucitación cardiopulmonar, en ambas, se identificó que, en promedio, el número de aciertos después de la intervención fue mayor que el promedio de aciertos antes (p <0,001). Se concluye que la intervención educativa, propuesta en este estudio, se presentó eficaz para aumentar el conocimiento cognitivo y habilidad de las puérperas sobre prevención, identificación y manejo de obstrucción de vías aéreas y engaño y asfixia en bebés, confirmando así la hipótesis de esta investigación. Esta investigación contribuyó con evidencias importantes, relacionadas con el efecto de la intervención educativa por medio de simulación para obstrucción de vías aéreas por cuerpo extraño y paro cardíaco respiratorio y podrá ser adoptada como una medida para prevención de atraganto en recién nacidos.
Palavras-chave: Aspiração respiratória.
Obstrução das vias respiratórias.
Engasgo.
Corpos estranhos.
Criança.
Educação em Enfermagem.
.Enfermagem.
Neonatologia.
Simulação.
Respiratory aspiration.
Airway obstruction.
Gagging.
Foreign bodies.
Child.
Education, nursing.
Nursing.
Neonatology.
Simulation.
Aspiración respiratória.
Obstrucción de las vías aéreas.
Atragantamiento.
Cuerpos extraños.
Niño.
Educación en enfermería.
Enfermeria.
Neonatollogía.
Simulación.
Área do CNPQ: Enfermagem Pediátrica
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde
Citação: AMARAL, Jesislei Bonolo. Prevenção e manejo de obstrução de vias aéreas em crianças menores de um ano: um estudo de intervenção por simulação. 2018. 173f. Tese (Doutorado em Atenção à Saúde) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 19-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde

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