Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/663
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCOSTA, Kamilla Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7617997432330801por
dc.contributor.advisor1VIDAL, Maria Eunice Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8893710057057800por
dc.date.accessioned2019-05-31T13:55:29Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Kamilla Rodrigues da. Estratégias de leitura aplicadas a alunos de 6. ano de Ensino Fundamental II de uma escola da cidade de Patrocínio-MG. 2019. 156f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.por
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo expor e discutir o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de atividades de intervenção didática com práticas de leitura e produção de textos a partir de estratégias de leitura no gênero conto, demonstrando a importância de ativação dos conhecimentos prévios para melhor compreensão de um texto. Com o intuito de auxiliar o professor na aplicação das atividades, elaboramos um Caderno de Atividades em, que, além de sugestões de leitura, propomos atividades que poderão ser realizadas antes, durante e após a leitura dos contos. Inicialmente, elaboramos e aplicamos um questionário a fim de analisar qual a opinião dos alunos em relação à leitura, o que é ser um bom leitor, qual a média de livros que eles leem, se têm muita dificuldade em entender o que leem, se os familiares têm hábito de leitura e se seus professores os influenciam a ler diariamente. Baseamo-nos na análise das respostas dos alunos com o intuito de aprimorar o estudo do gênero conto para os alunos do 6º ano de uma escola estadual urbana da cidade de Patrocínio/MG. Na primeira etapa, fizemos análises de várias imagens de residentes de via pública e debatemos sobre esse tema com o propósito de fazer previsões em relação à temática do texto que iríamos trabalhar em sala de aula. Na sequência, realizamos a leitura do conto “Eu nunca vou te deixar”, de Pedro Bandeira, e a leitura da música “Menino de rua”, de Pepe Moreno, a fim de estabelecer relações temáticas entre os dois textos. Eles foram usados como motivação para a primeira produção escrita de um conto elaborado pelos alunos. Fizemos também uma reescrita, visando melhorar ainda mais o domínio da modalidade escrita. Utilizamos como referencial teórico Kleiman (2005), Geraldi (1997), Solé (1998), Lajolo (2000), Soares (2002), Fulgêncio e Liberato (2007), Ruiz (2013), entre outros. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos se envolveram com as atividades, participaram ativamente dos debates, sentiram-se motivados e aptos a elaborarem um texto criado por eles mesmos. Discutir sobre um problema tão vívido em nossa sociedade os fez refletir sobre a capacidade que o ser humano possui de não valorizar o que tem, deixando de lado, em muitos momentos, aquilo que outros gostariam tanto de ter, porém, sem a menor possibilidade de conseguir. Por fim, como dito anteriormente, desenvolvemos um caderno de atividades, como sugestão para professores, caso queira aplicá-las em sala de aula.por
dc.description.abstractThe present dissertation aims to expose and discuss the development and application of a sequence of didactic intervention activities with reading and writing practices from reading strategies in the short story genre, demonstrating the importance of activating prior knowledge for better understanding of a text. With the purpose of assisting the teacher in the application of the activities, we elaborated an Activity Book, which, besides reading suggestions, we propose activities that can be performed before, during and after the reading of the stories. Initially, we developed and applied a questionnaire to analyze the students' opinions about reading, what it means to be a good reader, how many books they read, if they have a hard time understanding what they read, if the family members have a habit of reading and if their teachers influence them to read daily. We are based on the analysis of the students' responses in order to improve the study of the genus tale for students of the 6th year of an urban state school in the city of Patrocínio / MG. In the first stage, we analyzed several images of residents of public streets and discussed this theme with the purpose of making predictions regarding the theme of the text that we were going to work in the classroom. Following this, we read the story "I will never leave you" by Pedro Bandeira, and the reading of the song "Menino de rua", by Pepe Moreno, in order to establish thematic relations between the two texts. They were used as motivation for the first written production of a short story by students. We also did a rewrite, aiming to further improve the mastery of the written modality. We use as theoretical reference Kleiman (2005), Geraldi (1997), Solé (1998), Lajolo (2000), Soares (2002), Fulgencio and Liberato (2007), Ruiz (2013), among others. The results were satisfactory as the students became involved in the activities, actively participated in the discussions, felt motivated and able to produce a text they created. Discussing such a vivid problem in our society has made them reflect on the human being's capacity not to value what he has, leaving aside in many moments what others would like so much to have, but without the slightest possibility of get. Lastly, as mentioned earlier, we developed an activity booklet, as a suggestion for teachers, if you want to apply them in the classroom.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.uftm.edu.br/retrieve/4170/Dissert%20Kamilla%20R%20Costa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropor
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFTMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesABAURRE, Maria Luiza. Produção de texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007. BAKHTIN, Mikhail Mikhailovih. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília/ DF: MEC/ SEF, 1998. CORTAZAR, Júlio. Histórias de cronópios e de famas. 6. ed. Trad. Glória Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1998. FELGUEIRAS, Margarida Louro. Pensar a história, repensar o seu ensino. Porto: Porto Editora, 1994. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. 39. ed. [S.L]: Cortez, 2000. GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995. GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997. GROSSI, Gabriel Pillar. Leitura e sustentabilidade. Nova Escola, São Paulo, SP, nº 18, abr. 2008. KIEFER, Charles. A poética do conto. Porto Alegre: Nova Prova, 2004. KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Campinas: Pontes, 1989. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender o texto: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo. Contexto, 2010. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed. São Paulo. Contexto, 2011. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2004. LIBERATO, Yara; FULGÊNCIO, Lúcia. É possível facilitar a leitura: um guia para escrever claro. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017. MAGALHÃES, Júnior. A arte do conto: sua história, seus gêneros, sua técnica, seus mestres. Rio de Janeiro: Bloch Editores, 1972. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola editorial, 2008. MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2015. SARAMAGO, José. Memorial do convento. 5. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. SILVA, Ivanda Maria Martins. Literatura em sala de aula: da teoria à prática escolar. Recife: Programa de Pós-Graduação da UFPE, 2005. SOARES, Angélica. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993. SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura; trad. Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998. ZILBERMAN, Regina. A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto, 1988.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino.por
dc.subjectGênero conto.por
dc.subjectEstratégias de leitura.por
dc.subjectEscrita.por
dc.subjectProdução de textos.por
dc.subjectTeaching.eng
dc.subjectGenre story.eng
dc.subjectReading strategies.eng
dc.subjectWriting.eng
dc.subjectProduction of texts.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleEstratégias de leitura aplicadas a alunos de 6. ano de Ensino Fundamental II de uma escola da cidade de Patrocínio-MGpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Kamilla R Costa.pdfDissert Kamilla R Costa12,14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons