Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/671
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos processos de divulgação da UFTM com foco no aluno de Ensino Médio de escolas públicas estaduais e federais de Uberaba e região
Autor: CAMARGOS, Karina Morais 
Primeiro orientador: CALDEIRA, Pedro Jorge Zany Pampulim Martins
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Administração Pública pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e insere-se na linha de pesquisa do Marketing. Teve como objetivo conhecer, analisar e aprimorar o processo de divulgação da UFTM junto à comunidade de Uberaba e região, com ênfase no aluno que esteja cursando o Ensino Médio nas redes estadual e federal. Destaca-se no referencial teórico utilizado, parte da obra de Philip Kotler, Sônia Colombo e Alexandre Las Casas. Trata-se de uma dupla pesquisa: a primeira teve um caráter descritivo, sendo um estudo com o duplo aporte quantitativo e qualitativo e a segunda teve também um caráter descritivo, sendo um estudo qualitativo. A fim de alcançar os objetivos propostos, foi realizada análise documental. Posteriormente, a pesquisa foi dividida em dois estudos. O estudo 1 buscou analisar as ações de marketing/divulgação desenvolvidas por universidades federais mineiras, assim como analisar a organização das informações em seus sites institucionais. Foram analisadas ainda duas redes sociais oficiais da UFTM. O estudo 2 buscou analisar as ações de divulgação da UFTM na ótica dos servidores e gestores envolvidos em atividades de marketing/divulgação na instituição, o que foi feito por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados direcionados a cada grupo de entrevistados. Para a análise das entrevistas, foi utilizado o método de análise de conteúdo proposto por Bardin. A partir da análise dos resultados, foi realizado um diagnóstico parcial da atual situação do marketing da universidade, permitindo que fossem levantadas as principais falhas desse processo. Partindo das falhas levantadas, foi realizada uma proposta de intervenção, contendo sugestões para a melhoria desse processo na universidade.
Resumo: This work was developed as a partial requirement to obtain a Master’s degree in Public Administration by the Pós-Graduation Programm, Profissional Master in Public Administration in National Network (PROFIAP) of the Federal University of the Triângulo Mineiro, and is part of the marketing research line. The aim of this work was to know, analyze and improve the dissemination process of the UFTM along the community of Uberaba and the surrounding areas, emphasizing the students who are in High School of state and federal institutions. It stands out in the theoretical reference used, part of the work of Philip Kotler, Sônia Colombo and Alexandre Las Casas. It is a double research: the first one had a descriptive feature with qualitative and quantitative contributions whereas the second one also had a descriptive feature, however, focused on a qualitative study. In order to achieve the proposed objectives, a documentary analysis was executed. After, the research was divided into two studies. Study 1 sought to analyze the marketing/ dissemination actions developed by the Federal Universities in Minas Gerais as well as the organization of the information in its institutional websites. Two official UFTM social networks were also analyzed. Study 2 sought to analyze the UFTM dissemination actions in view of the public servants and managers who are involved in the activities of marketing/ dissemination in the institution, carried out by interviews with semi-structured scripts directed to each interviewee group. For the analysis of the interviews, the method of content analysis proposed by Bardin was used. From the analysis of the results, a partial diagnosis of the current marketing situation of the University was made, allowing the main failures of this process were raised. Starting from the failures raised, a proposal of intervention was made, containing suggestions for the improvement of this process in the University.
Palavras-chave: Administração Pública.
Marketing Público.
Marketing Educacional.
Universidades federais.
Educação pública.
Public Administration.
Public Marketing.
Educational Marketing.
Federal Universities.
Public Education.
Área do CNPQ: Administração Pública
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Citação: CAMARGOS, Karina Morais. Análise dos processos de divulgação da UFTM com foco no aluno de Ensino Médio de escolas públicas estaduais e federais de Uberaba e região. 2019. 107f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 21-Mar-2019
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Karina Morais Camargos.pdfDissert Karina Morais Camargos1,26 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons