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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/714
Tipo: | Dissertação |
Título: | A oralidade na escrita de alunos do nono ano de uma escola pública de Franca |
Autor(es): | ALVES, Pâmella |
Primeiro Orientador: | BARBOSA, Juliana Bertucci |
Resumo: | Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da unidade local Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, fomentada pela CAPES, buscou investigar a influência da oralidade em textos escritos por alunos do nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Franca, São Paulo, Brasil. Para isso, elaboramos uma proposta de diagnose e realizamos um levantamento dos principais desvios ortográficos apresentados por esses alunos do nono ano levando-se em consideração os processos fonético-fonológicos existentes na língua portuguesa do Brasil e o ambiente sociocultural em que se inserem esses discentes. Analisamos, ainda, como o material didático utilizado pelo professor da rede pública do estado de São Paulo aborda as questões relacionadas aos desvios ortográficos e se leva em consideração a variedade linguística do aluno. Após essas análises, como proposta de intervenção, elaboramos e organizamos um Caderno de Atividades para os alunos e um Caderno de Orientações para o professor com atividades didáticas que podem não só contribuir para a prática docente no que se trata de desvios ortográficos, mas também complementar o material didático já utilizado pelo professor. |
Abstract: | This research developed in the Graduate Program of Professional Master of Arts (PROFLETRAS) of the local unit of Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) campus Uberaba, promoted by CAPES, aimed to investigate the influence of orality in texts written by ninth grade students of elementary school of a public school in Franca, São Paulo, Brazil. For this, we elaborated a proposal of diagnosis and we conducted a survey of the main spelling deviations presented by these ninth graders taking into account the phoneticphonological processes existing in Brazilian Portuguese and the students’ socio-cultural environment. We also sought to investigate how the teaching material used by public school teachers in the state of São Paulo discusses issues related to spelling deviations and if they take into account the student’s linguistic variety. After these analyzes, as a proposal of intervention, we elaborated and organized an Exercise Book for students and a Guidance Book for the teacher with proposals of activities that can not only contribute to the teaching practice when it comes to spelling deviations but also complement the textbook already used by the teacher. |
Palavras-chave: | Desvios ortográficos. Variação linguística. Processos fonológicos. Oralidade. Spelling deviations. Linguistic variation. Phonological processes. Orality. |
CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | ALVES, Pâmella. A oralidade na escrita de alunos do nono ano de uma escola pública de Franca. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/714 |
Data do documento: | 29-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
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