Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/767
Tipo: Dissertação
Título: Videoaulas como recurso didático para capacitação de servidores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Autor: SILVA, Réa Silvia Kizewsky da 
Primeiro orientador: MALPASS, Geoffroy Roger Pointer
Primeiro co-orientador: SHIH, Heloisa Helena Oliveira Martins
Resumo: Esta pesquisa está inserida no campo das políticas públicas de desenvolvimento de pessoal da administração pública federal e vinculada à linha de Gestão de Operações do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Dada a limitação de recursos orçamentários para ações de capacitação das Instituições Federais de Ensino Superior, a pesquisa teve como objetivo geral desenvolver videoaula como recurso didático para uso na capacitação continuada de servidores técnico-administrativos da UFTM. Metodologicamente foi realizada coleta de dados da UFTM, relativos ao quadriênio 2014 a 2017, relacionados à Movimentação de Pessoal Técnico-Administrativo, à Dotação Orçamentária para Capacitação, às Ações de Capacitação de Pessoal e às Regulamentações Institucionais. Os dados revelaram que há limitação de recursos para promoção de capacitação presencial da totalidade dos seus servidores; que há prevalência da adoção de instrutoria interna nos eventos de capacitação promovidos pela UFTM; que não há institucionalização da produção e promoção de cursos de capacitação a distância, voltados às demandas específicas dos seus ambientes organizacionais. Quanto à Movimentação de Pessoal da Universidade foi identificada uma média anual de movimentação de 10% do seu quadro de servidores técnicoadministrativos, dentre ingressos e realocações, concomitante à contínua atualização e regulamentação de novos procedimentos institucionais. No questionário aplicado aos servidores técnico-administrativos da instituição, os resultados indicaram que apesar da leitura de uma Norma Procedimental dar a impressão de garantir o “saber fazer”, a capacitação informal ocorre por orientação de outros servidores quando da execução de procedimentos institucionais. Os respondentes do questionário indicaram a prevalência de capacitação profissional por meio de eventos na modalidade a distância. Foi verificada a aceitação da videoaula, por mais de 90% dos participantes da pesquisa, como recurso didático motivador da aprendizagem no ambiente organizacional. Tais resultados ratificaram a necessidade de se buscar ações alternativas, que viabilizem capacitar o maior número possível de servidores no próprio ambiente de trabalho, promovendo o aprimoramento de habilidades individuais para o eficiente desempenho de atividades específicas de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. Sob a perspectiva de desenvolvimento de um recurso didático, tecnológico e assíncrono foram produzidas três videoaulas, mediante adequação de conteúdo de uma Norma Procedimental da UFTM, possibilitando assim a combinação de linguagens de comunicação verbal e visual. As videoaulas foram disponibilizadas no site institucional para acesso pelo servidor a qualquer momento, possibilitando que o mesmo administre o seu processo contínuo de aprendizagem no próprio ambiente organizacional.
Resumo: The present study is inserted in the field of public policies for the development administrative public servants employed by the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM) and is inserted to the area of Operations Management of the Professional Master's Program in Technological Innovation. Due to budgetary limitations for training actions of the Federal Institutions of Higher Education, video classes, as a training resource, have become an attractive option for use in continuous qualification of technical-administrative functionaries of the UFTM. Methodologically, official data was collected from the UFTM (4-year period 2014 - 2017) with relation to the flux of public servants, the budgetary endowment for training, the employee’s training actions and institutional regulations. The data revealed that there is limitation of resources to promote face-to-face training of all its functionaries; that there is a prevalence of the adoption of internal actions in the training events promoted by the UFTM; that there is no institutionalization of the production and promotion of distance training courses, focused on the specific demands of their organizational environments. The analysis of the data revealed the limitation of institutional resources for traditional face-to-face training. In the training actions promoted by UFTM, the data indicated that the adoption of internal instruction is prevalent. However, it does not identify the institutionalization of the production and promotion of distance learning courses geared to the specific training demands of their organizational environments. As for employee flux, it was identified that, on average, the UFTM registered more than 10% of annual flow in its framework of employees (2014-2018), among admissions and reallocations, concomitant to the continuous update and new regulations of institutional procedures. In the questionnaire applied to the employees of the institution, the results indicated that although the reading of a procedural norm gives the impression of guaranteeing the "know-how" and that informal training occurs through guidance from other employees when performing institutional procedures. The respondents of the questionnaire indicated the prevalence of professional qualification through events in the distance modality. It is also noteworthy that the acceptance of video classes, by more than 90% of the participants in this study, as a teaching resource for motivation of learning in the organizational environment. These results ratify the need to seek alternative actions, which enable the training of the largest number of employees possible, promoting the formal learning of the employee in the work environment itself. From the perspective of the development of a didactic, technological and asynchronous resource, three video classes were produced by adapting the content of an UFTM procedural norm, thus enabling the combination of verbal and visual communication languages. These video classes are available on the institutional website for access by the employee at any time, making possible for the employees to administer a continuous learning process.
Palavras-chave: Videoaula.
Capacitação de Servidores.
Competências.
Habilidades.
Video class.
Employee training.
Abilities.
Skills
Área do CNPQ: Organizações Públicas
Treinamento de Pessoal
Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: SILVA, Réa Silvia Kizewsky da. Videoaulas como recurso didático para capacitação de servidores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. 2019. 163f . Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 12-Feb-2019
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Rea S K da Silva.pdfDissert Rea S K da Silva2,1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons