Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/816
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um software para o gerenciamento do estoque de segurança do almoxarifado central da UFTM
Autor(es): REIS, Paulo Sergio dos
Primeiro Orientador: ANGELOTTI, Wagner Fernando Delfino
Resumo: Realizar as aquisições de modo planejado contribui para que não ocorra a falta e nem o excesso de materiais em estoque de forma que possa onerar o custo do mesmo. A falta de materiais importantes em momentos de necessidade causa prejuízos para a organização. Para evitar que esse evento ocorra, pode ser adotado o estoque de segurança, que é o estoque excedente necessário para amenizar as variações e incertezas de demanda e reposição. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um software para o gerenciamento do estoque de segurança do almoxarifado central da UFTM de maneira que o gestor tenha à sua disposição parâmetros e informações que possam auxiliar na tomada de decisões das aquisições. Desta maneira, os materiais que estão próximos ou abaixo do estoque de segurança podem ser visualizados de modo que se possam tomar as devidas providências para a reposição dos mesmos. Além do estoque de segurança, o gestor pode realizar a análise da variação do estoque do material no período desejado obtendo parâmetros de consumo para que ele possa fazer o planejamento de forma mais satisfatória. Adicionalmente ao controle do estoque de segurança, a ferramenta desenvolvida permite adotar a classificação dos materiais de acordo com a metodologia ABC. Essa metodologia permite que se possa identificar os materiais que necessitam de mais atenção e aplicar a estes um fator diferenciado no cálculo do estoque de segurança, reduzindo as possibilidades de materiais mais importantes faltarem no estoque.
Abstract: The Carrying out acquisitions in a planned way contributes so there won't be a lack or excess of materials in stock so that you can charge the cost of the same. The lack of important materials in times of need cause losses to the organization. In order to avoid this event occurring, the security stock may be adopted, which is the surplus stock needed to mitigate demand and replacement fluctuations and uncertainties. The present work proposes the development of a software for the management of safety stock of the central property of UFTM so that the Manager has to your disposal parameters and information that may assist in the decision-making of the acquisitions. Besides the safety stock, the Manager can perform the analysis of the change in the stock of material in the desired period getting consumer parameters so that it can make the planning more satisfactory. In addition to the safety stock control, the tool developed allows adopting the classification of materials according to the ABC methodology. This methodology allows identifying the materials that require more attention and apply this differential factor in calculating the safety stock, reducing the possibilities of most important missing materials in stock.
Palavras-chave: Estoque de segurança.
Software.
Classificação ABC.
Safety stock.
Software.
ABC Classification.
CNPq: Ciência da Computação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: REIS, Paulo Sergio dos. Desenvolvimento de um software para o gerenciamento do estoque de segurança do almoxarifado central da UFTM. 2019. 51f . Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/816
Data do documento: 6-Fev-2019
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Paulo S dos Reis.pdfDissert Paulo S dos Reis1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons