Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/841
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de uso da história da matemática como recurso didático no ensino de áreas
Autor(es): PARREIRA, Debora Souza
Primeiro Orientador: MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explorar a História da Matemática como recurso pedagógico no ensino de geometria na educação básica, principalmente no ensino de áreas de figuras planas, conteúdo esse ministrado a turmas de nono ano do ensino fundamental. Desejamos que o aluno compreenda a importância do conhecimento da História da Matemática, e que através desse conhecimento ele ressignifique a sua própria concepção e prática em Matemática. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliográfica, onde foram analisados livros e trabalhos de pesquisa sobre o tema. Trabalhamos também com o livro "O Teorema do Papagaio", de Denis Guedj, que serviu de motivação para a investigação matemática que propomos. Relacionamos a História da Matemática e a geometria, propondo atividades práticas que podem ser utilizadas em sala de aula.
Abstract: This work aims to explore the History of Mathematics as a pedagogical resource in theteaching of geometry in basic education, especially in the teaching of areas of flat figures,content that is taught to ninth grade classes of elementary school. We hope that thestudent will understand the importance of knowledge of the History of Mathematics,and that through this knowledge he will re-signify his own conception and practice inMathematics. The work was developed in the form of a bibliographical research, wherebooks and research works on the theme were analyzed. We also work with the book “TheTheorem of the Parrot”by Denis Guedj, which served as motivation for the mathematicalinvestigation that we propose. We relate the History of Mathematics and geometry,proposing practical activities that can be used in the classroom.
Palavras-chave: História da matemática.
Geometria.
Áreas.
Mathematics History.
Geometry.
Areas.
CNPq: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: PARREIRA, Debora Souza. Uma proposta de uso da história da matemática como recurso didático no ensino de áreas. 2017. 79f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2017 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/841
Data do documento: 15-Dez-2017
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Débora S Parreira.pdfDissert Débora S Parreira5,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons