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Tipo: Dissertação
Título: Álgebra e o cubo de Rubik
Autor: LARA, Robson Guimarães de Miranda 
Primeiro orientador: SILVA, Leonardo de Amorim e
Resumo: Essa dissertação tem por objetivo mostrar como a matemática através de suas inúmeras teorias que para a grande maioria dos alunos nunca saem do campo da abstração, como por exemplo a teoria de grupos, pode ser associada a um brinquedo mundialmente famoso, o cubo de Rubik. Mostraremos que o cubo é um grupo e, posteriormente usaremos a teoria dos grupos para analisarmos qual é, realmente, a quantidade de soluções validas que podem ser utilizadas em sua resolução.
Resumo: This dissertation aims to show how mathematics through his numerous theories, that for the vast majority of students never leave the abstraction eld, such as group theory, can be associated with a world famous toy, the Rubik's Cube. It can be noted that the cube's movements change the settings of the faces but retain the overall shape of the cube, therefore we can represent such movements as permutations. Finally, we saw that the set of all faces permuta?ons of the Rubik's cube form a group and used the group theory to analyze what is the actual amount of valid solutions that can be used in its resolution.Writing an e cient abstract is hard work.
Palavras-chave: Álgebra.
Teoria de grupos.
Cubo de Rubik.
Algebra.
Group theory.
Rubik's cube.
Área do CNPQ: Álgebra
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: LARA, Robson Guimarães de Miranda. Álgebra e o cubo de Rubik. 2016. 66f . Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 29-Aug-2016
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