Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/891
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um aplicativo híbrido para projetar equipamentos de separação sólido-fluido no campo gravitacional e no campo centrífugo
Autor: LIMA, Giselle Marcelino de 
Primeiro orientador: SANTOS, Kássia Graciele dos
Resumo: Nos últimos anos, têm crescido os debates em torno da inclusão de novas tecnologias à educação, em especial, os dispositivos móveis. Esta tecnologia, quando incluída no processo de ensino-aprendizagem permite o acesso ao conhecimento independentemente do ambiente educacional físico e torna uma ferramenta interessante para a compreensão de conteúdos disciplinares. No contexto das operações unitárias, em especial as separações sólido-fluido, os acadêmicos de engenharias, apresentam barreiras devido aos conceitos e expressões matemáticas envolvidos nos métodos de projetos de equipamentos, impedindo o desenvolvimento da capacidade crítica do profissional. Em busca por alternativas, o presente trabalho propôs desenvolver um aplicativo móvel com o intuito de projetar câmaras de poeiras, centrífugas tubulares, ciclones, elutriadores, hidrociclones e sedimentadores contínuos. A fim de definir métodos e equações utilizados nos estudos desses equipamentos foram consultadas as literaturas mais empregadas no ensino de operações unitárias. A validação do aplicativo considerou 17 estudos de casos, obtendo um desvio médio em torno de 1,3%. Conclui-se que a inclusão desta tecnologia agrega valores ao ambiente universitário e possibilitar aos graduandos maior construção de conhecimento individual, além de proporcionar aos profissionais da área uma ferramenta ágil para a execução do seu trabalho.
Resumo: Recently, there has been growing discussion about the inclusion of new technologies in the education, especially of the mobile devices. This technology, when included in teachinglearning process allows access to knowledge regardless of the physical educational environment and makes it na interesting tool for understanding disciplinary contents. In the context of the unit operations of solid-fluid separations, engenieering students have dificulties in mathematical concepts and assimilation of the equipament design methods preventing the development of the critical capacity of profissional. In the search for alternatives, a mobile aplication is proposed to design dust chambers, tubular centrifuges, cyclones, elutriators, hydrocyclones and settlers. The metods and equations of these devices were based on the most used literatures in the teaching of unit operations. To validate the application, we considered 17 case obtaining an average error of around 1.3%. It’s concluded that the inclusion of this technology would increase values to the school environment and enables students to build more individual knowledge, while besides allowing area profissionals to use the tool to assist in the execution of their job.
Palavras-chave: Aplicativos móveis.
Aprendizagem móvel.
Projeto de produto.
Engenharia-estudo.
Ensino.
Mobile apps.
Mobile learning.
Product design.
Engineering-study.
Área do CNPQ: Interdisciplinar
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica
Citação: LIMA, Giselle Marcelino de. Desenvolvimento de um aplicativo híbrido para projetar equipamentos de separação sólido-fluido no campo gravitacional e no campo centrífugo. 2019. 171f . Dissertação (Mestrado em Inovação Tecnológica) - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 19-Jul-2019
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Giselle M Lima.pdfDissert Giselle M Lima12,18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons