Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/906
Tipo: | Dissertação |
Título: | Novas tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas ao ensino médio e técnico de uma escola da rede pública federal de Uberaba-MG |
Autor(es): | BORGES, Patrícia Ferreira Bianchini |
Primeiro Orientador: | KARWOSKI, Acir Mário Karwoski |
Resumo: | A era da tecnologia de informação está presente no cotidiano de todos, desde seus lares até a vida pública; deste modo, é de suma importância que, no contexto escolar, o professor de Língua Portuguesa auxilie na formação e desenvolvimento do letramento digital de seus alunos, pois o letramento digital é, certamente, um fator decisivo de inclusão social. O conhecimento da realidade escolar deu origem ao tema proposto para o projeto de pesquisa que tem como objetivo geral investigar abordagens metodológicas significativas e inovadoras no processo ensino-aprendizagem com as Novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (NTDIC) no contexto escolar visando ao desenvolvimento dos novos e multiletramentos e de aprendizagens significativas dos estudantes tendo como pressuposto básicos o letramento digital. O projeto motiva-se por questões-hipótese tais como: Quais paradigmas relacionados às NTDIC são aplicados atualmente na escola? Quais desafios enfrentam os professores que atuam com os estudantes da geração inserida nas redes sociais digitais e nos multiletramentos? Que práticas promovem a construção de conhecimentos significativos por meio da utilização das NTDIC no processo ensino-aprendizagem na escola? As NTDIC estão cumprindo de maneira efetiva sua função na escola objeto de nossa pesquisa? É possível apresentar uma proposta inovadora de uso das NTDIC visando à prática da pedagogia dos multiletramentos? Trata-se de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa e natureza etnográfica, permitindo uma investigação da prática pedagógica e das experiências dos indivíduos, estudando-os de forma natural no cotidiano escolar, construindo um retrato do contexto a partir da observação participante e contextualizada. Posteriormente, fez-se a análise de dados, cujo objetivo foi sumariar, classificar e codificar as observações feitas e dados obtidos, por meio de raciocínios indutivos, dedutivos e comparativos. Por fim, fez-se a avaliação qualitativa que se deteve em evidenciar os porquês das dificuldades quanto ao uso das NTDIC e em determinar que práticas tradicionais de TDIC em sala de aula efetivamente levam ou não ao letramento digital bem como discutir e/ou sugerir as que seriam apropriadas para as práticas dos novos letramentos e/ou dos multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa. |
Abstract: | The age of information‟s technology is present into everyone‟s quotidian, since home until public life; thus, it‟s extremely important that, into school‟s context, the Portuguese Language Teacher leads their pupils‟ to digital literacy‟s formation and development, whereas digital literacy is, certainly, a decisive factor to social inclusion. The proposal theme to this research project originated from reality school‟s awareness and has as general objective to investigate relevant and innovative methodological approaches to teaching-learning process using the Digital Information Technologies and Communication (TDIC) into school context aiming multiliteracies development and meaningful learnings of students, having as basic presupposition the digital literacy. The project is motivated by hypothesis-questions like as: Which paradigms related to TDIC are nowadays applied at school? Which challenges the teachers who teach to generation of students inserted on social networks and on multiliteracies face? Which practices promote the construction of meaningful knowledges by using TDIC at the teaching-learning process at school? The TDIC are effectively accomplishing their function at the school where the research was done? Is it possible to present an innovative proposal to use TDIC aiming the practice of multileracy pedagogy? It‟s an action research with qualitative approach and ethnographic nature, permitting an investigation of pedagogical practice and of individual experience, studying them in a natural way into school quotidian, building a detailed picture of the context from participative and contextualized observation. After, a data analysis was done aiming to summarize, classify and codify the observations and data obtained, through inductive, deductive and comparative reasoning. At last, a qualitative evaluation was done, which one intends to make evident the reasons of the difficulties in using TDIC and in determine which traditional TDIC classroom practices effectively lead or not to digital literacy, as well to discuss and/or suggest the ones are appropriate to the practices of new literacy and/or multileracy in teaching Portuguese Language. |
Palavras-chave: | Letramento digital. Educação. Ensino-aprendizagem. Digital literacy. Education. Teaching-learning. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BORGES, Patrícia Ferreira Bianchini. Novas tecnologias digitais da informação e comunicação aplicadas ao ensino médio e técnico de uma escola da rede pública federal de Uberaba-MG. 2015. 158f . Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2015 . |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/906 |
Data do documento: | 24-Fev-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Patricia F B Borges.pdf | Dissert Patricia F B Borges | 2,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons