Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/912
Tipo: Dissertação
Título: Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais
Autor: DEUS, Jane Cristina Vieira de
Primeiro orientador: OTTOBONI, Rafael Rodrigo
Resumo: O ensino dos Números Complexos é de grande importância no ensino médio. Porém o que vemos, historicamente, é um desenvolvimento estritamente algébrico e formal, com ausência de significado, mal compreendida pelos alunos e fora de contexto. O objetivo desse trabalho é propor uma discussão sobre o ensino e aprendizagem dos números complexos, explorando sua geometria dos pontos de vista teórico e computacional. Nesse percurso abordaremos o assunto com embasamento histórico, mostrando os impasses e limitações dos matemáticos em cada época para a aceitação desses números e evolução do seu estudo. Também trataremos o conteúdo sob os aspectos geométricos de uma forma dinâmica que é adequada para facilitar e auxiliar ainda mais a compreensão. Dando suporte a todo o trabalho está o emprego de recursos computacionais que são, atualmente, importantes ferramentas a favor do processo de construção do conhecimento matemático, visto que a visualização contribui grandemente para tal. Entre eles destaca-se o software livre GeoGebra 5.0, que é acessível e de fácil utilização. Al´em de recursos didáticos procuramos mostrar as aplicações dos Números Complexos em outras áreas do conhecimento, permitindo assim práticas docentes mais coerentes com o perfil dos alunos da sociedade atual.
Resumo: The teaching of complex numbers has a big importance in high school, but what we see historically is a strictly algebraic and formal application, meaningless, poorly understood by students and out of context. The goal of the present work is to propose a discussion about teaching and learning of Complex Numbers, exploring it’s geometry from theoretical and computational points of view. Along the way we will approach it with a historical basis, showing the impasses and limitations of mathematicians in each time for the acceptance of these numbers and evolution of their study. Also we treat the content in the geometric aspects in a dynamic way, which is adequate to facilitate and further assist the understanding. Supporting all the work is the use of computational resources that are currently an important tool in favor of mathematical knowledge construction process, as the visual displaying contributes greatly to this. Among them stands out the GeoGebra software that is affordable and easy to use. In addition to teaching resources we try to show the applications of Complex Numbers in other areas of knowledge, thus allowing more consistent teaching practices with the profile of students of modern society.
Palavras-chave: Números complexos.
Ensino médio.
Geometria.
Aplicações.
Recursos computacionais.
Complex numbers.
High school.
Geometry.
Applications.
Computing resources.
Área do CNPQ: Matemática Aplicada
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: DEUS, Jane Cristina Vieira de. Números complexos: aspectos teóricos geométricos e computacionais. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 19-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Jane C V Deus.pdfDissert Jane C V Deus3,19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons