Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/936
Tipo: Dissertação
Título: Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra
Autor: NOVAIS, Alex Júnior
Primeiro orientador: OTTOBONI, Rafael Rodrigo
Resumo: O estudo de Geometria Analítica sobre cônicas e quádricas, no âmbito do Ensino Médio, é um conteúdo de suma importância, do qual utilizamos métodos e símbolos algébricos para resolver situações na Geometria. O objetivo da pesquisa é o desenvolvimento de algumas atividades de geometria analítica (cônicas e superfícies quádricas), no software Geogebra, para melhorar a educação no processo de ensino aprendizagem, obtendo melhores resultados no ensino de Matemática. Em todos os capítulos estão todas as construções passo a passo de cada atividade dinâmica de cônica e superfície quádrica desenvolvida no software Geogebra (versão 5.0) com a parte teórica. No primeiro capítulo foi retratado o conteúdo de cônicas (elipse, hipérbole e parábola), no segundo capítulo o tema abordado foi sobre superfícies quádricas (elipsoide, hiperbolóide e parabolóide) e, por fim, no último capítulo abordamos a respeito de superfícies cilíndricas. Nas atividades desenvolvidas no software podemos identificar as rotações e translações, em alguns casos, com toda parte teórica com suas determinadas parametrizações.
Resumo: The study of Analytical Geometry on conic and quadric ,in the context of High School, is a content of paramount importance, from which we use algebraic methods and symbols to solve situations in Geometry. The objective of this research is the development of some activities of analytical geometry (conic and quadratic surfaces), in Geogebra software (version 5.0), to improve education in the process of teaching and learning, obtaining better results in the teaching of Mathematics. In all the chapters are all the step-by-step constructions of each dynamic activity of conic and quadric surface developed by the software Geogebra with the theoretical part. In the rst chapter, the content of conics (ellipse, hyperbola and parabola) was portrayed. In the second chapter, the topic covered was quadratic surfaces (ellipsoid, hyperboloid and paraboloid) and, nally, in the last chapter we approached cylindrical surfaces. In the activities developed in the software we can identify the rotations and translations, in some cases, with all theoretical part with its certain parametrizations.
Palavras-chave: Educação.
Ensino de matemática.
Software Geogebra.
Education.
Mathematics teaching.
Geogebra software.
Área do CNPQ: Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da instituição: UFTM
Departamento: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: NOVAIS, Alex Júnior. Identificação de cônicas e quádricas utilizando o software GeoGebra. 2019. 122f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Data do documento: 27-May-2019
Appears in Collections:Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissert Alex J Novais.pdfDissert Alex J Novais5,54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons