Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/983
Tipo: Dissertação
Título: Uma proposta de sequência didática para a abordagem do tema metais no ensino médio
Autor(es): FREITAS, Sérgio de Oliveira
Primeiro Orientador: COSTA, Carla Regina
metadata.dc.contributor.advisor-co1: MAIA, Pedro Ivo da Silva
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar a potencialidade de uma sequência didática produzida com base na abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) sobre o tema metais. A sequência didática produzida consistiu de um material de apoio ao professor contendo cinco atividades para serem desenvolvidas no ensino médio utilizando recursos didáticos como: dinâmica de grupo, experimentação, história em quadrinhos e vídeo. Além de possibilitar trabalhar conceitos como metais, tabela periódica e densidade, a sequência didática produzida permitiu a abordagem de temas como mineração e reciclagem, possibilitando assim que o professor possa proporcionar aos alunos aulas diferenciadas que despertem seus interesses e curiosidades e os façam aprender o conteúdo necessário de forma contextualizada e crítica. A potencialidade do material foi avaliada por meio da sua aplicação, no ano de 2018, em duas turmas da 1a série do ensino médio de uma escola estadual de Itumbiara/GO na disciplina intitulada Tópicos de Química, que integra um núcleo de disciplinas criadas pela Secretaria de Educação do estado de Goiás (SEDUC) com o objetivo de possibilitar a melhoria do ensino nas áreas selecionadas como prioritárias. Observou-se por meio de relatos dos alunos que o material desenvolvido cumpriu o seu papel de ensinar a química de uma maneira lógica e contextualizada. Percebeu-se que no decorrer das atividades os alunos mostraram-se mais interessados e participativos do que nas aulas ministradas anteriormente pelo professor-pesquisador. O envolvimento dos alunos nas atividades propostas neste trabalho acarretou inclusive em uma mudança de postura dos educandos nas aulas de outras disciplinas, o que foi relatado pelos professores da escola ao professor-pesquisador. Este trabalho possibilitou reflexões e até mesmo mudança na percepção do professor-pesquisador que se sente motivado a continuar trabalhando de forma contextualizada e dinâmica.
Abstract: This work aimed to develop and evaluate the potential of a didactic sequence produced on the basis of the Science, Technology, Society and Environment (STSE) approach on the subject of metals. The produced didactic sequence consisted of a support material for the teacher containing five activities to be developed in high school using didactic resources such as: group dynamics, experimentation, comic books and video. In addition to enabling the work with concepts such as metals, periodic table and density, that sequence allowed the approach of topics such as mining and recycling, allowing the teacher to provide students with differentiated classes that awaken their interests and curiosities and make them learn the necessary content in a contextualized and critical way. The potential of the material was evaluated through its application, in 2018, in two classes of the high school 1th grade of a state school in Itumbiara/GO in the discipline entitled Topics of Chemistry, which integrates a nucleus of disciplines created by the Department of Education of the state of Goiás (SEDUC) with the objective of enabling the improvement of teaching in areas selected as priorities. It was observed through reports of the students that the developed material fulfilled its role of teaching chemistry in a logical and contextualized way. It was noticed that during the activities the students were more interested and participative than in the classes previously taught by the professor-researcher. The involvement of students in the activities proposed in this study resulted in a change in the attitude of students in classes of other disciplines, which was reported by other teachers of the school to the teacher-researcher. This work allowed reflections and even a change in the perception of the professor-researcher, who feels motivated to continue working in a contextualized and dynamic way.
Palavras-chave: Sequência didática.
Ciência,
Tecnologia.
Sociedade e Ambiente.
Tópicos de Química.
Didactic sequence.
Science.
Technology.
Society and Environment.
Chemistry Topics.
CNPq: Química
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional
Citação: FREITAS, Sérgio de Oliveira. Uma proposta de sequência didática para a abordagem do tema metais no ensino médio. 2019. 159f. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/983
Data do documento: 22-Nov-2019
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Sergio O Freitas.pdfDissert Sergio O Freitas4,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Dissert Sergio O Freitas Produto.pdfDissert Sergio O Freitas Produto2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons