Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/984
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensinando hidrólise salina por meio de blog na perspectiva do ensino híbrido |
Autor(es): | OLIVEIRA, Claudinei Osório de |
Primeiro Orientador: | ROSSI, Alexandre |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | ALVES, Evandro Roberto |
Resumo: | As reações químicas de hidrólise salina têm sido apontadas pelos estudantes do Ensino Médio como um conteúdo de difícil aprendizado, por ser tratar de um assunto abstrato e que depende, previamente, do domínio de alguns conhecimentos químicos. Com a intencionalidade de minimizar esse problema, foi elaborado o blog “Aprendendo Hidrólise Salina” como um recurso didático digital, no qual exigiu-se investigação, planejamento e desenvolvimento de atividades que viabilizaram o processo ensino-aprendizagem em Química de forma on-line e na perspectiva da metodologia ativa do Ensino Híbrido. Em se tratando de Ensino Híbrido, foram aplicados dois modelos: sala de aula invertida e o laboratório rotacional. As atividades propostas neste trabalho de pesquisa foram desenvolvidas de forma interativa entre professor e estudantes e mediadas pelo blog elaborado como um produto educacional, direcionando-o para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos sobre hidrólise salina. A pesquisa foi realizada envolvendo 28 estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de um Escola Estadual de Uberaba/MG. Foram realizadas 18 atividades distribuídas no período entre fevereiro e abril de 2019. Os estudantes realizaram parte das atividades utilizando a plataforma Educaplay® e o blog “Aprendendo Hidrólise Salina” acessando-os por meio de computador, tablets e smartphones. Foi apresentada aos estudantes uma situação problema associativa entre o conhecimento químico e o cotidiano que envolveu a “hidrólise salina”. Nesse contexto, os conhecimentos químicos prévios dos estudantes sobre as funções químicas inorgânicas (ácidos, bases e sais) e dissociação de sais em meio aquoso foram avaliados pela aplicação de um questionário. A análise das respostas dos estudantes foi categorizada em satisfatória, parcialmente satisfatória e não satisfatória. A maioria dos estudantes demostraram deficiência de aprendizagem em relação aos conceitos químicos prévios. Ao final das atividades aplicadas neste projeto de pesquisa foi realizada uma nova avaliação dos estudantes. A avaliação final dos estudantes mostrou melhoria na aprendizagem dos conceitos químicos quando comparada ao questionário aplicado na fase inicial, bem como a aprendizagem sobre os conceitos que envolveram toda a discussão sobre a hidrólise salina. Verificou-se que o uso do blog, como um recurso digital, teve uma boa aceitação pelos estudantes, o qual juntamente com a aplicação da metodologia ativa baseada no Ensino Híbrido, contribuiu para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de conceitos químicos sobre hidrólise salina. |
Abstract: | The chemical reactions of saline hydrolysis have been pointed out by high school students as a content that is difficult to learn because it is an abstract subject that previously depends on the mastery of some chemical knowledge. With the intention of minimizing this problem, the blog “Learning Saline Hydrolysis” was created as a digital didactic resource, which required research, planning and development of activities that enabled the teaching-learning process in Chemistry online and from the perspective of the active methodology of blended learning. When it comes to teaching blended learning, two models were applied: inverted classroom and rotational laboratory. The activities proposed in this research work were developed interactively between teacher and students, concluding in the construction of a blog as an educational product. focused on the teaching-learning of chemical concepts about saline hydrolysis. The research was carried out involving 28 students from a 2nd year high school class of Uberaba State School (MG). Eighteen classes were distributed between February and April 2019. The students performed part of the activities using the Educaplay® platform and the blog “Learning Saline Hydrolysis” by accessing them via computer, tablets and smartphones. Students were presented with an associative problem between chemical knowledge and daily life involving “saline hydrolysis”. In this context, students' previous chemical knowledge of inorganic chemical functions (acids, bases and salts) and salt dissociation in aqueous media were assessed by applying a questionnaire. Student response analysis was categorized as satisfactory, partially satisfactory and not satisfactory. Most students have demonstrated learning difficulties from previous chemical concepts. At the end of the activities applied in this research project, a new student evaluation was carried out. The students' final evaluation showed improvement in the learning of chemical concepts when compared to the questionnaire applied in the initial phase, as well as the learning about the concepts that involved the whole discussion about saline hydrolysis. The use of the blog as a digital resource was found to be well accepted by students, which, with the application of the active methodology based on blended learning, contributed to the improvement of the teaching-learning quality of chemical concepts on saline hydrolysis. |
Palavras-chave: | Hidrólise salina. Ensino híbrido. Blog. Tecnologias digitais de informação e comunicação. Ensino-aprendizagem em química. Saline hydrolysis. Blended learning. Blog. Digital information and communication technologies. Chemistry teaching and learning. |
CNPq: | Química |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Citação: | OLIVEIRA, Claudinei Osório de. Ensinando hidrólise salina por meio de blog na perspectiva do ensino híbrido. 2019. 119f. Dissertação (Mestrado em Química) - Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/984 |
Data do documento: | 19-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Claudinei O Oliveira.pdf | Dissert Claudinei O Oliveira | 6,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons