Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Laís Cristina de-
dc.creator.ID37940723839pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5607479051291286pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.advisor1ID45962022653pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662197248196394pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-06T12:38:04Z-
dc.date.available2021-07-23-
dc.date.available2022-05-06T12:38:04Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1095-
dc.description.resumoA educação no Brasil tem se reconfigurado permitindo um diálogo com as tecnologias e com os novos cenários que abrigam tanto a escola como os professores. Neste sentido, esta dissertação busca analisar a constituição da identidade profissional de professores em início de carreira, tendo como espaço de atuação a escola que, atravessada pelo contexto, se modifica constantemente. Para análise foram realizadas três entrevistas com professoras da rede municipal de ensino do município de Uberaba/MG, mulheres de 36, 37 e 38 anos, com tempo de atuação entre um e quatro anos, na mesma instituição. Foi proposta uma entrevista em profundidade, aos moldes da técnica de História de Vida Temática, e a utilização de um diário de campo destinado à percepção científica da pesquisadora durante a coleta de dados. Sob a lente interpretativa da Análise do Discurso de linha francesa de Michel Pêcheux e os dispositivos teóricos como condições de produção e as formações imaginárias construídas nos discursos das participantes, buscou-se tatear a constituição da identidade profissional como um processo contínuo marcado pelos mesmos eventos específicos da carreira, porém os sentidos e significações construídos resultam em discursos diferenciados. Os resultados apontam que professores em início de carreira, atribuem aos fatores extrínsecos: estabilidade financeira, rapidez na formação profissional, estágios docentes, inserção rápida no mercado de trabalho, identificação dos resultados positivos do processo de aprendizagem e o reconhecimento da docência em atividade transformadora a qualidade de facilitadores do desenvolvimento profissional. Já os fatores extrínsecos, considerados dificultadores são: desvalorização profissional, baixa remuneração, estrutura deficitária das escolas públicas brasileiras, carga excessiva de trabalho, ausência da família na vida escolar das crianças, atividades administrativas e a formação continuada falha e discrepante. Os fatores intrínsecos que facilitam a formação docente e o desenvolvimento da identidade profissional do professor são: o interesse pelos estudos, a influência de outros professores marcantes, o reconhecimento gerado nas crianças que admiram e se espelham em seus professores. E por fim, os fatores intrínsecos que dificultam o processo de formação são: o desgaste físico e psicológico; a falta de autonomia, a administração das atividades profissionais e o relacionamento familiar, além do desenvolvimento psíquico destinado à profissão. Portanto, discutir a constituição da identidade permitiu compreender as condições de produção dos discursos elaborados por professoras que integram a educação pública brasileira e ainda apresentar quais os aspectos que incidem diretamente sobre a formação profissional docente.pt_BR
dc.description.abstractEducation in Brazil has been reconfigured allowing a dialogue with the technologies and with the new scenarios that house both the school and the teachers. In this sense, this dissertation seeks to analyze the constitution of the professional identity of teachers at the beginning of their career, having as a space of action the school that, crossed by the context, is constantly modified. For analysis, three interviews were carried out with teachers from the municipal school system of the city of Uberaba/MG, women aged 36, 37 and 38 years, with a duration between one and four years, in the same institution. An in-depth interview was proposed, along the lines of the Thematic Life History technique, and the use of a field diary aimed at the researcher’s scientific perception during data collection. Under the interpretive lens of the French line Discourse Analysis and the theoretical devices such as production conditions and the imaginary formations constructed in the discourses of the participants, sought to grope the constitution of professional identity as a continuous process marked by the same specific events of the career, but the meanings and meanings constructed result in differentiated discourses. The results indicate that teachers at the beginning of their career attribute to extrinsic factors: financial stability, speed in vocational training, teacher internships, rapid entry into the labour market, identification of the positive results of the learning process and recognition of teaching in a transformative activity as facilitators of professional development. Extrinsic factors, considered difficult are: professional devaluation, low pay, deficit structure of Brazilian public schools, excessive work load, absence of the family in the school life of children, administrative activities and the failed and discrepant continuing training. The intrinsic factors that facilitate teacher training and the development of the teacher’s professional identity are: the interest in studies, the influence of other outstanding teachers, the recognition generated in children who admire and mirror themselves in their teachers. And finally, the intrinsic factors that hinder the training process are: physical and psychological wear; lack of autonomy, management of professional activities and family relationship, as well as psychological development aimed at the profession. Therefore, discussing the constitution of identity allowed us to understand the conditions of production of the discourses elaborated by teachers who integrate Brazilian public education and also to present which aspects directly affect the teacher’s professional training.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidade Docente.pt_BR
dc.subjectProfessor Iniciante.pt_BR
dc.subjectAnálise de Discurso.pt_BR
dc.subjectTeaching identity.pt_BR
dc.subjectBeginner teacher.pt_BR
dc.subjectDiscourse analysis.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCondições de produção e formações imaginárias da constituição da identidade docente: uma análise do discursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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