Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: “História e memória do Holocausto”: uma experiência no ambiente socioeducativo de internação
Autor(es): FRANÇA, Ícaro Uriel Brito
Primeiro Orientador: SIMÕES, Regina Maria Rovigati
Resumo: Os projetos extraclasse em ambiente socioeducativo são importantes para o processo de ressocialização dos adolescentes/jovens em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade e um exemplo disso foi o desenvolvimento do projeto “História e Memória do Holocausto”, executado junto aos internos do Centro Socioeducativo de Uberaba/MG (CSEUR). Apesar da repercussão positiva, restou uma questão: qual foi o significado desta experiência para os envolvidos?, sendo que o objetivo desta dissertação é: analisar o significado de participar do projeto “História e Memória do Holocausto” desenvolvido em uma instituição socioeducativa mineira. Para atingir este propósito foram realizadas pesquisas e estudos sobre a história do CSEUR, o tratamento do adolescente/jovem ao longo da história, o processo educativo em unidades socioeducativas, assim como outras iniciativas de projetos bem sucedidos em diversas unidades socioeducativas, além do detalhamento das fases do projeto em questão. O levantamento do material empírico foi realizado por meio de um questionário via ferramenta Google Forms, que além de identificar o perfil possuía três questões abertas para 26 participantes (seis adolescentes/jovens e 20 funcionários). A análise e interpretação das respostas foi através da Técnica de Análise e Elaboração de Significados proposta por Moreira; Simões e Porto (2005). Os resultados mais convergentes entre os participantes mostraram que participar do projeto levou a aquisição de conhecimentos históricos e os pontos mais significativos foram a possibilidade de fazer uma releitura do momento histórico a partir das obras analisadas e participar de uma proposta que extrapola o ambiente com privação de liberdade, a partir da realização das exposições. Os dois grupos não identificaram pontos negativos. Concluímos que esta experiência permitiu refletir a importância dos projetos extraclasse em ambiente socioeducativo na promoção da ressocialização dos adolescentes/jovens em cumprimento de medida socioeducativa de privação de liberdade, promovendo, em geral, uma interação saudável dos mesmos com os funcionários e com a sociedade.
Abstract: Extra-class projects in a socio-educational environment are important for the process of re-socialization of adolescents / young people in compliance with a socio-educational measure of deprivation of liberty, and an example of this was the development of the project“History and Memory of the Holocaust”, executed with the interns of the Centro Socioeducativo of Uberaba/MG. Despite the positive repercussion, one question remained: what was the meaning of this experience for those involved?, and the objective of this dissertation is: to analyze the meaning of participating in the project “History and Memory of the Holocaust” developed in a socio-educational institution in Minas Gerais. To achieve this purpose, research and studies were carried out on the history of the CSEUR, the treatment of adolescents/young people throughout history, the educational process in socio-educational units, as well as other successful project initiatives in various socio-educational units, in addition to detailing the phases of the project in question. The survey of the empirical material was carried out through a questionnaire via the Google Forms tool, which in addition to identifying the profile had three discursive questions for 26 participants (six adolescents/young people and 20 employees). The analysis and interpretation of responses was through the Analysis and Elaboration of Meanings Technique proposed by Moreira; Simões and Porto (2005). The most converging results among the participants showed that participating in the project led to the acquisition of historical knowledge and the most significant points were the possibility of re-reading the historical moment from the analyzed works and participating in a proposal that extrapolates the environment with deprivation of freedom, from the realization of the exhibitions. The two groups did not identify negative points. We conclude that this experience allowed us to reflect the importance of extra-class projects in a socio-educational environment in promoting the re-socialization of adolescents / young people in compliance with a socio-educational measure of deprivation of liberty, promoting, in general, a healthy interaction between them with employees and with society.
Palavras-chave: Socioeducativo.
Projeto extraclasse.
Adolescentes.
Jovens.
Socio-educational.
Extra class project.
Adolescents.
Young people.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1098
Data do documento: 4-Jun-2021
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