Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNOBRE, Avonice Ramos-
dc.creator.ID04270030674pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7686885726693018pt_BR
dc.contributor.advisor1KARWOSKI, Acir Mário-
dc.contributor.advisor1ID78300142991pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772872573503574pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T13:25:23Z-
dc.date.available2021-04-28-
dc.date.available2022-05-12T13:25:23Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1125-
dc.description.resumoA presente pesquisa1 objetivou compreender a percepção acerca dos letramentos digitais pelos professores de Língua Portuguesa, da rede pública de ensino, do Ensino Fundamental II (do 6.º ao 9º ano), em Uberaba-MG, com vistas a propor alternativas (sequência didática de atividades de leitura e escrita), que possam tornar as práticas pedagógicas mais exitosas com auxílio das TDIC. O trabalho, de cunho qualitativo, consistiu em uma pesquisa acerca dos letramentos digitais dos professores das escolas públicas e teve como objetivo principal compreender os letramentos digitais de um grupo de 18 (dezoito) professores de Língua Portuguesa, da rede pública Estadual e Municipal de ensino, do Ensino Fundamental II (do 6.º a 9.º ano), em Uberaba-MG. Após a coleta de dados por meio do Google Forms, foi realizada a tabulação para análise dos dados. Em seguida, foi realizado um encontro via Google Meet (grupo focal) a fim de validar as informações coletadas nos questionários. Assim, tivemos elementos para propor e desenvolver atividades didáticas para o ensino de Língua Portuguesa com dispositivos digitais móveis e práticas de letramentos digitais em sala de aula. Por meio do estudo, esperamos ter disponibilizado um material de trabalho, sequência didática, que sirva de orientação a outros professores, bem como também um caminho plausível para que o ensino pautado nos letramentos digitais seja mais significativo na escola de Educação Básica.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to understand the perception of digital literacies by Portuguese language teachers, from the public school system, from Elementary School II (6th to 9th years), in Uberaba-MG, with a view to proposing alternatives (didactic sequence of reading and writing activities), which can make pedagogical practices more successful with the help of TDIC. The work, of a qualitative nature, consisted of a research about the digital literacies of public school teachers and its main objective is to understand the digital literacies of a group of 18 (eighteen) Portuguese language teachers, from the state and municipal public schools. , from Elementary School II (6th to 9th years), in Uberaba-MG. After data collection through Google Forms, tabulation was performed for data analysis. Then, a meeting was held via Google Meet (focus group) in order to validate the information collected from the questionnaires. Thus, we had elements to propose and develop didactic activities for the teaching of the Portuguese language with mobile digital devices and practices of digital literacies in the classroom. Through the study, we hope to have made available a working material, didactic sequence, that will guide other teachers, as well as a plausible path for the teaching based on digital literacies to be more significant in the Basic Education school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentos digitais.pt_BR
dc.subjectEscola pública.pt_BR
dc.subjectFormação de professores.pt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental II.pt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesa.pt_BR
dc.subjectDigital literacies.pt_BR
dc.subjectPublic school.pt_BR
dc.subjectTeacher training.pt_BR
dc.subjectElementary School II.pt_BR
dc.subjectPortuguese language.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleLetramentos digitais de professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino fundamental II de Uberaba – MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Avonice R Nobre.pdfDissert Avonice R Nobre2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.