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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1139
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise discursiva de comentários jornalísticos dos estudantes de Letras de uma universidade pública no interior de Minas Gerais |
Autor(es): | SANTOS, Naiara Fernanda |
Primeiro Orientador: | KARWOSKI, Acir Mário |
Resumo: | Devido às transformações da sociedade no que diz respeito à comunicação, verifica-se que o acesso ao jornalismo digital é cada vez mais rápido por conta da velocidade com que circulam as informações. A área de concentração na qual se encontra essa pesquisa é a de fundamentos educacionais e formação de professores, cuja linha é fundamentos e práticas educacionais. O objetivo principal é compreender a percepção de estudantes do curso de Letras de uma instituição de ensino superior quanto ao comentário em jornal on-line, a fim de conduzi-los à formação como cidadãos críticos e capazes de produzir comentários sem a reprodução de preconceitos em suas mais diversas formas. O trabalho justifica-se pela necessidade de estudos relacionados aos novos gêneros textuais, em especiais os que circulam no jornalismo digital, bem como contribuir para a formação inicial de professores. Nosso problema de pesquisa buscou discutir com os alunos do curso de Letras acerca da postura do cidadão que produz comentários em jornais na internet e, posteriormente, fazer uma análise de seus comentários perante falas que emanem preconceito e discurso de ódio, possibilitando assim a formação de professores de língua portuguesa capazes de trabalhar esse gênero em sala de aula. O referencial teórico baseia-se em Alves Filho (2011), que defende o papel do usuário como responsável pela constante modificação dos gêneros textuais e Marcuschi (2011), que define os gêneros como formas culturais e cognitivas de ação social. A coleta do material empírico ocorreu nos moldes de uma pesquisa-ação, que objetiva sempre uma transformação social, tendo os sujeitos envolvidos no processo reflexivo, tanto no momento da análise quanto na produção do conhecimento. Os dados foram analisados a partir do referencial teórico da análise do discurso de linha francesa (ADLF) que observa o discurso como manifestação das ideologias dos sujeitos, levando em consideração que o sujeito enuncia a partir do lugar que ocupa na sociedade, uma vez que não escolhe o discurso, mas discursa baseado em suas convicções. Verificamos ainda que a pesquisa seguiu o referencial acerca do dialogismo explorado no círculo de Bakhtin (2011) e por Fiorin (2006). Como resultados, verificamos que os estudantes de Letras que participaram da pesquisa compreendem a importância do trabalho pedagógico com os diferentes gêneros digitais em sala de aula e, ao final da pesquisa-ação, destacamos, também, as contribuições do trabalho com gêneros do jornalismo digital (on-line) para a área de formação de professores e como estratégia de ensino da escrita na cultura digital. |
Abstract: | Debido a las transformaciones de la sociedad en el que dice respeto a la comunicación, verificamos que el acceso al periodismo digital es cada vez más rápido por cuenta de la velocidad con que circulan las informaciones. El área de concentración en la cual se encuentra esa investigación es la de fundamentos educacionales y formación de profesores, de que la línea es fundamentos y prácticas educacionales. El objetivo principal de ella es comprender la percepción de los estudiantes de curso de Letras de una institución de enseñanza superior cuanto al comentario en periodismo on-line, para conducirlos a la formación como ciudadanos críticos y capaces de producir comentarios sin la reproducción de prejuicios en sus más diversas formas. El trabajo se justificase pela necesidad de estudios relacionados a los nuevos géneros textuales, bien como los alumnos del curso de Letras acerca de la postura del ciudadano que produce comentarios en periodismo en internet y, posteriormente, hacer un análisis de sus comentarios delante hablas que emanen prejuicios y discursos de odio, posibilitando así la formación de profesores de lengua portuguesa capaces de trabajar ese género en la clase. El referencial teórico es con base en Alves Filho (2011), que defiende el papel del usuario como responsable por la constante modificación de los géneros textuales y Marcuschi (2011), que defiende los géneros como formas culturales y cognitivas de acción social. La coleta del material empírico ocurre en los moldes de la pesquisa acción, que objetiva siempre una transformación social, teniendo como los sujetos envueltos en el proceso reflexivo, tanto en el momento del análisis cuanto en la producción de conocimiento adquirido. Los dados fueron investigados por medio del referencial teórico de análisis de discurso de línea francesa que observa el discurso como manifestación de las ideologías de los sujetos, levando en consideración que él enuncia a partir del lugar que ocupa en la sociedad, una vez que él no elige el discurso, más discursa basado en sus convicciones. Echaremos un vistazo, aunque en el concepto de dialogismo en el círculo de Bakhtin (2011) e Fiorin (2006). Al final, miramos que, los estudiantes de Letras comprenderán la importancia del trabajo pedagógico con los diferentes géneros digitales en clase y, al final de la pesquisa acción, destacamos las contribuciones del trabajo para el área de formación inicial de profesores y como estrategia de enseñanza de la escritura en la cultura digital. |
Palavras-chave: | Gênero textual. Comentário. Formação de professores. Texto jornalístico. Análise do discurso. Género textual. Formación de profesores. Texto periodístico. Análisis del discurso. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1139 |
Data do documento: | 5-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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