Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCORNÉLIO, Wellington Félix-
dc.creator.ID03122434644pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665388576464165pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Helena de Ornellas Sivieri-
dc.contributor.advisor1ID45962022653pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5662197248196394pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-20T16:13:38Z-
dc.date.available2017-12-20-
dc.date.available2022-05-20T16:13:38Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1142-
dc.description.resumoNeste trabalho, desenvolvemos uma pertinente reflexão e crítica relacionada à cultura, à expressão, à dimensão e à utilidade da figura do “herói” ao homem contemporâneo; correlacionando o debate do “individualismo” na sociedade, os mecanismos utilizados no processo de construção, pensando sobre esta individualidade nos dias atuais e sobre a necessidade de se buscar particularmente no locus social Escola Pública, um “professor-herói”, um “salvador da educação”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, analítico-descritiva de forma interpretativista. A proposta de investigação foi desenvolvida em duas (02) Escolas Públicas da Rede Estadual, ambas com contingentes acima de quinhentos (500) alunos e situadas na cidade de Uberaba/MG. Tal análise foi delimitada envolvendo percepções acerca da realidade docente e das relações pedagógicas, demonstradas através de depoimentos de docentes, de alunos e de pais ou de responsáveis que participavam assiduamente do cotidiano das escolas pesquisadas, totalizando treze (13) pessoas incluídas na pesquisa. Os dados obtidos foram tratados pela técnica denominada Análise de Conteúdo, descrita por Bardin (2009). Apresentaremos ainda, estudo e revisão bibliográfica, buscando embasamento teórico, oportunizando observações e abordagens comparativas de tais formulações teórico-textuais com a praxis cotidiana conjuntural dos ambientes escolares escolhidos. Contudo, buscamos realizar um aprofundamento deste estudo, inclusive promovendo uma abordagem acerca da função social desta simbologia e os seus efeitos. A pesquisa nos revelou que há uma instabilidade quanto a verdadeira função ou atribuição da profissão-professor na contemporaneidade. Explicitamente, todos os entrevistados, cada um a seu modo, mesmo reconhecendo o protagonismo da “profissão-professor”, fizeram menção ou associação do trabalho docente a um “dom”, “talento”, “missão/chamamento”, “sacerdócio”, “vocação”, “amor” e “polivalência”, que nos remeteram à figura do “professor-herói”. Entretanto, há uma interface que transita simbolicamente entre as duas representações, pois nove (09) dos treze (13) entrevistados (os mesmos sujeitos), em seus dizeres, remeteram-nos, também, à figura do “professor-vilão”, pelo fato de estar vinculados a algumas das nossas categorias criadas: “culpado”; ou “especialista/profissional”; ou “perdedor/negligente”. Preliminarmente, percebemos um professor “herói”; porém, considerando esta perceptível interconexão, inversamente, ele poderá se tornar “vilão” ao relacionarmos às estruturas políticas, socioculturais e às condições de funcionamento das instituições pesquisadas.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, we develop a pertinent reflection and criticism related to culture, expression, dimension and utility of the figure of the "hero" to contemporary man; the mechanisms used in the construction process, thinking about this individuality in the present day and on the need to look particularly at the social locus Public School, a "teacher-hero", a "savior of the education". It is a qualitative, analytic-descriptive research in an interpretative way. The research proposal was developed in two (02) Public Schools of the State Network, both with contingents above five hundred (500) students and located in the city of Uberaba/MG. This analysis was delimited involving perceptions about the teaching reality and the pedagogical relationships, demonstrated through testimonies of teachers, students and parents or of those responsible who participated assiduously in the daily life of the schools surveyed, totaling thirteen (13) people included in the research. The data obtained were treated by the technique called Content Analysis, described by Bardin (2009). We will also present a study and bibliographical review, seeking theoretical basis, providing observations and comparative approaches of such theoretical-textual formulations with the conjunctural daily praxis of the chosen school environments. However, we seek to deepen this study, including promoting an approach about the social function of this symbology and its effects. Research has revealed to us that there is an instability as to the true function or attribution of the profession-teacher in the contemporaneity. Explicitly, all the interviewees, each in his own way, even recognizing the protagonism of the "profession-teacher", made mention or association of the teaching work to a "gift", "talent", "mission/call", "priesthood", "vocation", "love" and "polyvalence", which referred us to the figure of the "teacher-hero". However, there is an interface that transits symbolically between the two representations, since nine (09) of the thirteen (13) interviewed (the same subjects), in their words, also referred to the figure of "villain-teacher" fact that they are linked to some of our created categories: "guilty"; or "specialist/professional"; or "loser/negligent". Preliminarily, we perceive a "hero" teacher; however, considering this perceptible interconnection, conversely, it can become "villain" when we relate to the political, sociocultural structures and the working conditions of the institutions studied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessor-Herói.pt_BR
dc.subjectMito fundador.pt_BR
dc.subjectEducação.pt_BR
dc.subjectTeacher-Hero.pt_BR
dc.subjectMyth founder.pt_BR
dc.subjectEducation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO imaginário do "professor-herói" na cultura da escola pública do estado de Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Wellington F Cornelio.pdfDissert Wellington F Cornelio1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.