Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1159
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | BONATO, Aline Roberta de Souza | - |
dc.creator.ID | 34358365809 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8181003355832937 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LINHARES, Martha Maria Prata | - |
dc.contributor.advisor1ID | 29625289100 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2261656066135090 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T18:46:14Z | - |
dc.date.available | 2021-06-08 | - |
dc.date.available | 2022-05-24T18:46:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-08 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1159 | - |
dc.description.resumo | A música tem um grande valor para a sociedade como linguagem, arte, cultura, expressão de sentimentos, comunicação e, dessa forma, estimula e contribui com o desenvolvimento da aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é conhecer como professores da Educação Infantil percebem o ensino de música em suas aulas e tem como objetivos específicos entender como a música está presente na escola e investigar quais tecnologias digitais os professores utilizam em suas aulas. O estudo visa contribuir com o desenvolvimento profissional dos professores por meio dos encontros virtuais de formação e apresenta uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa participante com os professores da Educação Infantil da cidade de Orlândia-SP. A fim de alcançar os objetivos propostos, adotamos como procedimento metodológico a coleta de dados a partir de formulário de inscrição respondido pelas participantes e pela comunicação e interação por meio de palavras, vídeos e imagens ao responderem as atividades apontadas pela formação durante os encontros virtuais. Obtivemos resultados significativos ao propormos o curso pois a interação e as respostas dos participantes durante a formação mostraram que as professoras não sabiam se estavam usando a música em suas aulas, apesar de terem apresentado elementos que comprovam esta prática. A formação despertou o interesse das professoras em aprender para si – para favorecer a sua própria capacitação; aprender para ensinar - para oferecer aos alunos novas estratégias educacionais; e aprender para si e para ensinar – contribuindo para a formação do professor e, automaticamente, para o ensino dos alunos. Notamos que a música na sala de aula é um recurso fundamental no processo de ensino-aprendizagem porque além de favorecer a musicalidade dos estudantes, ainda intervém como recurso metodológico para ensinar novos conceitos e apoiar outras disciplinas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Music has great value for society as language, art, culture, expression of feelings, communication. Therefore, it stimulates and contributes to the development of learning. The general objective of this research is to know how Early Childhood Education teachers perceive the teaching of music in their classes. The specific aims of this study are to understand how music is present at school and to investigate the digital technologies teachers use in their classes. It also aims to contribute to the professional development of teachers by means of remote training meetings. A qualitative approach by means of participative research was conducted with teachers of Early Childhood Education in Orlândia-SP. In order to achieve its objectives, the methodological procedure adopted the collection of data from the registration form answered by the participants and by communication and interaction using tools such as words, videos and images when answering the activities pointed out by the teacher training during the remote meetings. Significant results were obtained when proposing the course as the interaction and the responses of the participants during the training showed that the teachers did not know if they were using music in their classes despite having presented elements that prove this practice. The training aroused the teachers' interest in learning for themselves - to favor their own training; learn to teach - to offer students new educational strategies; and learn for themselves and also to teach - contributing to teacher training and automatically teaching students. We noticed that music in the classroom is a fundamental resource in the teaching learning process, because in addition to promoting students' musicality, it also intervenes as a methodological resource to teach new concepts and support other disciplines. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Música. | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil. | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores. | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais. | pt_BR |
dc.subject | Music. | pt_BR |
dc.subject | Children Education. | pt_BR |
dc.subject | Teacher training. | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A música na educação infantil: vozes dos professores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Aline R S Bonato.pdf | Dissert Aline R S Bonato | 1,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.