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http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1165
Tipo: | Dissertação |
Título: | Proposta didática para abordar o conceito de biodiversidade em uma escola do campo do município de Uberaba-MG |
Autor(es): | SANTOS, Cristiane Monteiro dos |
Primeiro Orientador: | KATO, Danilo Seithi |
Resumo: | Este trabalho pauta-se nas dificuldades de se romper com os processos educativos tradicionais na educação do Campo bem como as barreiras que dificultam o ensino de Ciências nas Escolas do Campo. Para esta investigação, usou-se a metodologia do tipo etnográfica com a técnica de observação participante. Propõe-se a discussão do processo de elaboração de uma Investigação Temática freireana (IT), que envolve o conceito de Biodiversidade (BD), com a coparticipação dos estudantes do Ensino Médio regular noturno de uma escola do Campo do Município de Uberaba-MG. A partir da aplicação da Investigação Temática, que é composta por cinco etapas: “Levantamento Preliminar”, “Codificação”, “Descodificação”, “Redução Temática” e “Implementação” torna-se possível identificar por meio dos diálogos entre alunos-professora-pesquisadora e professora-pesquisadora-aluno as contradições vividas pela comunidade rural. Assim, foi possível identificar cinco possíveis temas geradores: maus tratos na linha de produção, uso de agrotóxico, contaminação do solo pelo descarte inadequado de resíduos sólidos, solo infértil e desigualdade social na distribuição de terra (reforma agrária). Esses foram utilizadas para desenvolvimento de uma Intervenção Didática (ID) no mesmo grupo escolar. Por fim, os resultados encontrados neste trabalho são relevantes para uso do conceito de Biodiversidade, com objetivo de investigar o processo de elaboração de uma proposta didático-pedagógica no contexto de uma escola do campo, analisando os principais problemas percebidos pelos sujeitos, criando uma situação hipotética de audiência pública e verificando a aplicabilidade da Investigação Temática nesse contexto. |
Abstract: | This work is based on the difficulties of breaking with the traditional educational processes in the field education as well as the barriers that impede the teaching of science in the field schools. For this research, ethnographic methodology was used with the participant observation technique. It is proposed to discuss the process of elaborating a Didactic Intervention (ID), based on the Freirean Thematic Research (IT), which involves the concept of Biodiversity (BD), with the participation of regular high school students from Uberaba-MG. From the application of the Thematic Research, which is composed of five stages: "Preliminary Survey", "Codification", "Decoding", "Thematic Reduction" and "Implementation", it becomes possible to identify through the dialogues between student teacher and teacher-student the contradictions lived by the rural community. Through the thematic investigation privileged by the didactic intervention, discursive movements were enabled, which led to the discussions of the identified limit situations. Thus, it was possible to identify five possible limiting situations: maltreatment in the production line, use of agrochemicals, soil contamination by inappropriate waste disposal, infertile soil and social inequality in land distribution (agrarian reform). These limiting situations were used to develop a Didactic Intervention (ID) in the same school group. Finally, the results found in this work are relevant to the use of the concept of Biodiversity, aiming to investigate the process of elaboration of a didactic-pedagogical proposal in the context of a rural school, analyzing the main problems perceived by the subjects, creating a situation (jury-simulated) and verifying the applicability of Thematic Research in this context. |
Palavras-chave: | Educação do Campo. Ensino de Ciências. Investigação temática. Intervenção didática. Rural Education. Science Teaching. Thematic research. Didactic intervention. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1165 |
Data do documento: | 26-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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