Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
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Tipo: Dissertação
Título: A temática da cultura africana e afro-brasileira nas caixas de leitura do PNAIC: contribuições possíveis
Autor(es): COSTA, Katia Cilene da
Primeiro Orientador: FERNANDES, Natalia Aparecida Morato
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba-MG, vinculada à linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais; teve como objeto de estudo as obras literárias das Caixas de Leitura do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), com o propósito de analisar se tais obras contribuem para a educação das relações étnico-raciais. A investigação teve como objetivo geral desenvolver um estudo sobre as Caixas de Leitura do Pnaic, visando a analisar as obras que as compõem, identificando a consonância com a legislação educacional brasileira concernente à educação para as relações étnico-raciais para o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Já como objetivos específicos, buscou-se analisar a importância da literatura no processo de alfabetização e formação para a cidadania de estudantes do ciclo inicial de alfabetização; consultar a legislação educacional brasileira relativa à educação para as relações étnico-raciais; além de identificar nos acervos das Caixas de Leitura do Pnaic as obras que atendem à Lei 10.639/2003 e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais (DCNERER). Fundamentada na metodologia qualitativa, adotou-se a perspectiva da pesquisa documental. O material analisado é constituído por duzentas e dez obras, subdivididas em seis acervos, sendo destinados dois acervos para cada ano do ciclo inicial do ensino fundamental. A análise procurou identificar elementos da história e cultura africana e afro-brasileira, de acordo com a Lei 10.639/2003 e as DCNERER, que contribuíssem para a formação cidadã, na perspectiva da diversidade cultural, e da educação para as relações étnico-raciais do público ao qual as obras se destinam. Das 210 obras analisadas, apenas cinco se enquadraram nos critérios. Desse modo, o estudo evidenciou a presença tímida de obras que abordam temáticas étnico-raciais e a necessidade de atenção e aprofundamentos de políticas que visem à efetivação da legislação que promove a igualdade étnico-racial no país.
Abstract: This research was developed in the scope of the course Master's Degree Program in Education of Federal University of Miner Triangle, in Uberaba, linked in the line of research Educational Fundamentals and Practices; has as the study object the literary works of Pnaic (National Pact for Literacy at the Right Age) Reading Boxes, with the purpose of analyze if those works contribute for the education about racial-ethnic relationships. The investigation had as a general objective develop a study about the Pnaic Reading Boxes, aiming analyzing the works that make up identifying the consonance with the brazilian educational legislation concerning education for the racial-ethnic relationships and the teaching of the African culture and history, and afro-brazilian. Already the specifics objectives, the importance of literary was searched in the process of literacy and formation for the students from the initial circle of literacy citizenship; consulting the brazilian educational legislation relative of education for the racial ethnic relationships; besides of identifying on the archive of Pnaic Reading Boxes whose works attend the law 10.639/2003 and the Nacional Curriculum Guidelines for the racial-ethnic education (DCNERER). Grounded on the qualitive methodology, the documental research perspective documental was adopted. The material analyzed was constituted with two hundred and ten works, subdivided in six archives, with two of them destined for the initial circle of elementary school. The analyze searched for identifying the elements of African culture and history, and afro-brazilian, according to the law 10.639/2003, and the DCNERER, which contribute to the citizenship formation, on the perspective of cultural diversity, and the education for the racial-ethnic relationships from the public to whose works destiny. From the 210 works, only five of them frame themselves on the criteria. Thereby, the study evidence the shy presence of works that address racial-ethnics themes and the necessity of attention and deepening into politics that aim for the legislation enforcement of legislation which promotes the racial-ethic equality in the country.
Palavras-chave: Alfabetização.
Educação para as relações étnico-raciais.
Literatura infantil.
PNAIC.
Legislações educacionais.
Literacy.
Education for the racial-ethnics relationships.
Children's literature.
PNAIC.
Educational legislation.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1166
Data do documento: 31-Ago-2021
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