Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Marcela Mônica dos-
dc.creator.ID09023316630pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9456391151666220pt_BR
dc.contributor.advisor1TABAK, Fani Miranda-
dc.contributor.advisor1ID16719839802pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2487581466860951pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T18:48:00Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2022-06-01T18:48:00Z-
dc.date.issued2021-04-08-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1187-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva trabalhar o letramento literário, tido como um uso social da língua, em sua importância no ambiente escolar, visando contribuir para a formação de sujeitos leitores críticos e aptos a compreender a linguagem em seus diversos aspectos. Para tanto, foram estudados trabalhos acadêmicos e artigos relevantes ao assunto para conduzir reflexões acerca do conceito de letramento literário e sua inserção no ensino de literatura, focando-se no Ensino Básico. Em seguida, foram idealizadas oficinas em uma escola pública e periférica da cidade de Uberaba, Minas Gerais, trabalhando com textos mais intimistas para que gerassem maior identificação com o jovem público leitor. Foram escolhidos três contos: Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector; Negrinha, de Monteiro Lobato, A caolha, de Júlia Lopes de Almeida, e um romance intitulado Angélica, da autora Lygia Bojunga. Ao fim, é possível destacar como tal prática, sendo usada entre estudantes, em sua maioria pessoas que não possuem grandes interesses em leituras, trabalha a subjetividade de cada um, para que se possa entender como a literatura colabora para a construção de conhecimentos tanto sobre o mundo quanto de si mesmos. O desenvolvimento das atividades propostas neste trabalho corroborou o fato de que em meio ao século XXI é possível visualizar como somos envolvidos por uma quantidade incontável de informações vindas de meios jornalísticos, propagandas, discursos políticos, filmes, séries, dentre diversas outras mídias. Contudo, ainda assim, percebemos que há uma grande parcela de indivíduos cuja prática de leitura é precária, sujeitando-os ao desinteresse pela leitura ou, quando leem, não apreendendo aquilo que lhes é transmitido.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to work on literary literacy, seen as a social use of language, in its importance in the school environment, aiming to contribute to the formation of critical readers and able to understand language in its various aspects. Therefore, academic works and articles relevant to the subject were studied to conduct reflections on the concept of literary literacy and its insertion in the teaching of literature, focusing on Basic Education. Then, workshops were designed in a public and peripheral school in the city of Uberaba, Minas Gerais, working with more intimate texts to generate greater identification with the young readership. Three short stories were chosen: Felicidade Clandestina, by Clarice Lispector; Negrinha, by Monteiro Lobato, A caolha, by Júlia Lopes de Almeida, and a novel entitled Angélica, by the author Lygia Bojunga. In the end, it is possible to highlight how such a practice, being used among students, mostly people who do not have great interests in reading, works on the subjectivity of each one, so that one can understand how literature collaborates for the construction of knowledge both about the world as well as themselves. The development of the activities proposed in this work corroborated the fact that in the midst of the 21st century it is possible to visualize how we are involved by an uncountable amount of information coming from journalistic means, advertisements, political speeches, films, series, among several other media. However, even so, we realize that there is a large portion of individuals whose reading practice is precarious, subjecting them to a lack of interest in reading or, when they read, not apprehending what is transmitted to them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura.pt_BR
dc.subjectLetramento literário.pt_BR
dc.subjectLeitor.pt_BR
dc.subjectConto.pt_BR
dc.subjectSubjetividade.pt_BR
dc.subjectReading.pt_BR
dc.subjectLiterary literacy.pt_BR
dc.subjectReader.pt_BR
dc.subjectShort story.pt_BR
dc.subjectSubjectivity.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titlePráticas de letramento literário para formação do leitor: o texto intimistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT MARCELA M SANTOS.pdfDISSERT MARCELA M SANTOS1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.