Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Álison Silva-
dc.creator.ID99641321153pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561964161509540pt_BR
dc.contributor.advisor1KARWOSKI, Acir Mario-
dc.contributor.advisor1ID78300142991pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0772872573503574pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T18:49:36Z-
dc.date.available2020-08-28-
dc.date.available2022-06-01T18:49:36Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1188-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo discutir aportes teóricos e metodológicos para o desenvolvimento de atividades de intervenção em sala de aula com práticas de leitura literária, interpretação e produção de texto a partir da obra O diário de Anne Frank, adaptação em História em Quadrinhos (HQ). Foi proposta, nesse trabalho, a mediação da leitura literária nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, planejada e desenvolvida a partir de discussões acerca do letramento literário e estratégias de leitura no ambiente escolar, cujos estudos, acredita-se, podem oferecer grande contribuição ao processo de ensino e aprendizagem. O estudo apoiou-se em Candido (1995), para defesa do direito do ser humano à literatura na contemporaneidade, e em Soares (2004, 2005), Kleiman (1995, 2005), Zilberman (2008), Solé (1998) e Cosson (2009), para a reflexão sobre as práticas do letramento literário e suas implicações no processo de aquisição da escrita, bem como a importância das estratégias de leitura na escola. Na abordagem das HQ em sala de aula e suas implicações teóricas, abordaram-se os estudos pautados em Eisner (1995, 2005), Ramos (2010) e Vergueiro (2010). Para as discussões sobre a Literatura de Testemunho, bem como o papel da escrita testemunhal nas aulas de Língua Portuguesa, observaram-se as considerações de Bosi (1995) e SeligmannSilva (2005, 2007, 2010). Dessa maneira, buscou-se investigar a possibilidade de levar os alunos a demonstrarem maior interesse pela leitura de textos literários.pt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation aims to discuss theoretical contributions and the development of activities for a classroom intervention with practices of literary reading, interpretation and text production based on the work The diary of Anne Frank, adaptation for a Comic Book. In this work, it was proposed the mediation of literary reading in the Portuguese Language classes in High School, planned and developed from discussions about literary literacy and reading strategies in the school environment, whose studies can probably have a great contribution to the teaching and learning process. The study was based on Candido (1995) to defend the right of the human being to literature in contemporary times, and in Soares (2004, 2005), Kleiman (1995, 2005), Zilberman (2008), Solé (1998) and Cosson (2009), for observing literary literacy practices and its implications in the process of writing acquisition, as well as the importance of reading strategies in school. In the approach of comics in the classroom and their theoretical implications, we addressed the studies based on Eisner (1995, 2005), Ramos (2010) and Vergueiro (2010). For the discussions on the Literature of Testimony, as well as the role of witness writing in Portuguese language classes, the considerations of Bosi (1995) e SeligmannSilva (2005, 2007, 2010) were observed. Thus, we sought to investigate the possibility of leading students to show greater interest in reading literary texts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégias.pt_BR
dc.subjectLeitura.pt_BR
dc.subjectLiteratura.pt_BR
dc.subjectQuadrinhos.pt_BR
dc.subjectStrategies.pt_BR
dc.subjectReading.pt_BR
dc.subjectLiterature.pt_BR
dc.subjectComics.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleEstratégias de leitura de “O Diário de Anne Frank em Quadrinhos”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT ALISON S PEREIRA.pdfDISSERT ALISON S PEREIRA4,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.