Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1196
Tipo: | Dissertação |
Título: | Criação de guias de orientações aos docentes ingressantes em instituições federais de ensino |
Autor(es): | PIRES, Mariana Silva |
Primeiro Orientador: | CAMPOS, Ariana de |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo a criação de Guias de orientações aos docentes ingressantes em Instituições Federais de Ensino, a fim de auxiliar o público alvo perante dificuldades encontradas ao desempenhar funções de cunho administrativo, acadêmico e de gestão no decorrer de toda atuação profissional. Portanto, foram criados dois produtos distintos, sendo eles o Guia de orientações aos docentes ingressantes na Universidade do Triângulo Mineiro e o Guia de orientações aos docentes ingressantes na carreira de Magistério Federal. Com intuito de auxiliar os profissionais docentes, o material foi sistematizado em formato digital, de maneira a facilitar sua utilização em tempos de inclusão e grandes avanços tecnológicos. O trabalho se caracteriza como uma inovação pelo desenvolvimento de novos produtos aptos a proporcionar melhorias significativas em serviços e desempenhos funcionais previstos pela pesquisadora. Espera-se que os Guias, como produtos de um mestrado profissional, sejam utilizados em sua totalidade pela classe docente no decorrer da jornada profissional. |
Abstract: | This research aims to create guidance guides for professors entering Federal Education Institutions, in order to assist the target audience in the face of difficulties encountered when performing administrative, academic and management functions throughout their professional activities. Therefore, two distinct products were created, namely the Guide to guidelines for professors entering the University of Triângulo Mineiro and the Guide to guidelines for professors entering the career of Federal Teaching. In order to assist teaching professionals, the material was systematized in digital format, in order to facilitate its use in times of inclusion and major technological advances. The work is characterized as an innovation by the development of new products able to provide significant improvements in services and functional performances predicted by the researcher. It is expected that the Guides, as products of a professional master's degree, will be used in their entirety by the teaching class during the professional journey. |
Palavras-chave: | Editoriação. Guias de orientações. Normativas. Atribuições. Magistério federal. Publishing. Guidance guides. Normative. Assignments. Federal magisterium. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1196 |
Data do documento: | 1-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT MARIANA S PIRES.pdf | DISSERT MARIANA S PIRES | 12,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.