Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Marília Gabriela Oliveira-
dc.creator.ID05459238676pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4415760045132680pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Ana Claudia Granato-
dc.contributor.advisor1ID24699866808pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584086832551726pt_BR
dc.contributor.advisor-co1GAYDECZKA, Beatriz Gaydeczka-
dc.contributor.advisor-co1ID02928271996pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8706775402138523pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-06T17:54:28Z-
dc.date.available2021-12-15-
dc.date.available2022-06-06T17:54:28Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1197-
dc.description.resumoO Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa já consolidado no ambiente universitário brasileiro. Dada a diversidade e abrangência dos grupos (interdisciplinar ou curso específico), dentre as temáticas que envolvem o Programa, existe uma que tem sido debatida ao longo dos anos, trata danecessidade de encontrar formas de avaliaçãodos grupos PET, seja considerando as ações de cada grupo; seja considerando todo o conjunto de ações dos grupos de uma instituição. Nessa conjuntura, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver e validar um questionárioque podeser usado como instrumento deavaliação de grupos PET. O questionário foi construído tendo como base estudos publicados sobre a temática e legislações que regulamentam o programa. O instrumento é composto de 31 questões dividido nas seguintes temáticas: a) identificação dos Grupos PET; b) indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; c) atendimento aos objetivos do PET; d) gestão dos Grupos PET. O instrumento foi criado em meio eletrônico para facilitar a coleta e sistematização dos dados. O processo de validação foi dividido em duas partes. A primeira envolveu a participação de 30 especialistas, os quais foram convidados considerando o seguinte perfil: ser tutor de grupo PET; ter titulação de doutor; ser interlocutordo programa na instituição; incluir participantesde todas as regiões do país. O processo de validação teve o objetivo de captar sugestões para o aprimoramento do instrumento e avaliar em que medida o instrumento consegue-seavaliaro que pretende (validade aparente) e a relevância de cada item do instrumento (validade de conteúdo). O resultado da etapa de validação do instrumentocom os especialistasapresentouo Índice de Validade de Conteúdo (IVC-geral) de 0,94, demonstrandoque os itens construídos e apresentados neste instrumento atenderam aos objetivos propostos.pt_BR
dc.description.abstractThe Tutorial Education Program (PET) is a program already consolidated in the Brazilian university environment. Given the diversity and scope of the groups (interdisciplinary or specific course), among the themes that involve the Program, there is one that has been debated over the years, dealing with the need to find ways of evaluating PET groups, whether considering the actions of each group; be considering the whole set of actions of the groups of an institution. At this juncture, this research aimed to develop and validate a questionnaire that can be used as an assessment tool for PET groups. The questionnaire was built based on published studies on the subject and legislation that regulates the program. The instrument is composed of 31 questions divided into the following themes: a) identification of PET Groups; b) inseparability between teaching, research and extension; c) meeting the PET objectives; d) management of the PET Groups. The instrument was created electronically to facilitate data collection and systematization. The validation process was divided into two parts. The first involved the participation of 30 experts, who were invited considering the following profile: being a PET group tutor; have a doctorate degree; being an interlocutor of the program in the institution; include participants from all regions of the country. The validation process aimed to capture suggestions for improving the instrument and assess the extent to which the instrument is able to assess what it intends to do (apparent validity) and the relevance of each item in the instrument (content validity). The result of the instrument validation step with the experts presented a Content Validity Index (CVIgeneral) of 0.94, demonstrating that the items constructed and presented in this instrument met the proposed objectives.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de educação tutorial.pt_BR
dc.subjectAvaliação.pt_BR
dc.subjectValidação.pt_BR
dc.subjectTutorial education program.pt_BR
dc.subjectEvaluation.pt_BR
dc.subjectValidation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleConstrução e validação de instrumento para avaliação de grupos do Programa de Educação Tutorial: PETpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT MARÍLIA G O SANTOS.pdfDISSERT MARÍLIA G O SANTOS10,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.