Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Inovações e Tecnologias
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRICETTO, Gleice Cristina-
dc.creator.ID00000000000pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9908625649327880pt_BR
dc.contributor.advisor1MALPASS, Geoffroy Roger Pointer-
dc.contributor.advisor1ID22323530879pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4326102798287137pt_BR
dc.contributor.advisor-co1MALPASS, Ana Cláudia Granato-
dc.contributor.advisor-co1ID24699566808pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0584086832551726pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-14T12:46:02Z-
dc.date.available2020-02-20-
dc.date.available2022-06-14T12:46:02Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1225-
dc.description.resumoO crescimento de publicações científicas ao longo dos anos é fato incontestável e alguns obstáculos podem surgir diante dos pesquisadores que não são nativos ou fluentes da língua inglesa. O inglês, atualmente, é o idioma mais utilizado por periódicos e revistas, em todo o mundo, para a publicação da maior parte do que é produzido no campo científico. O objetivo deste trabalho constitui em verificar os currículos dos pesquisadores brasileiros dos programas de pós-graduação stricto sensu em Química em suas autoavaliações nas habilidades em fala, leitura, compreensão oral e escrita, na língua inglesa, qualificadas nos critérios de bem, razoável ou pouco, e comparar às suas publicações na referida língua. Para isto, buscou-se, por meio do Currículo Lattes, as informações que os pesquisadores dispõem acerca de suas realizações científicas. Foram 24 programas de pós-graduação com nota 4, presentes nas 5 regiões brasileiras, e 10 programas com nota 7, sendo 6 no Sudeste e 4 no Sul do país, com um total de 337 pesquisadores selecionados. A maior parte dos pesquisadores se consideram com bom domínio na língua inglesa nessas quatro habilidades, com a melhor avaliação para a leitura, 87% para o Grupo nota 4 e 97% para o Grupo nota 7, e a compreensão oral em segundo lugar, 62% e 80%, respectivamente. Os docentes foram caracterizados como fluentes e não fluentes com base nas melhores atribuições à leitura e à escrita e foi percebido que artigos completos publicados e artigos em inglês foram publicados, em sua maioria, por quem lê e escreve melhor. Por consequência, estes mesmos pesquisadores obtiveram as maiores médias em relação a artigos publicados no Web of Science (WoS), citações e índice-h. Isso assegura que os pesquisadores brasileiros em Química têm competência em inglês para produzir seus artigos e publicá-los neste idioma.pt_BR
dc.description.abstractThe growth of scientific publications over the years is undeniable and obstacles may arise in the face of researchers who are not native or fluent in the English language. English is currently the language most used by periodicals and journals worldwide for the majority of scientific publications. The objective of this work is to analyse the curriculum vitae of Brazilian researchers active in stricto sensu post-graduate chemistry programs as regards their self assessments in the skills of speaking, reading, listening and writing in the English language. These skills are qualified using the criteria of good, reasonable or poor, and compared to their publications in that language. For this, data was extracted, using the Curriculum Lattes platform, the information that researchers present about their scientific achievements. Overall, 24 post-graduate programs with grade 4, present in the 5 Brazilian regions, and 10 programs with grade 7, 6 in the Southeast and 4 in the South, were selected, with a total of 337 selected researchers, 60% of whom were men. Most researchers consider themselves to have a good command of the English language in the four skills mentioned, with the best assessment for reading, 87% for the grade 4 group and 97% for the grade 7 group, and listening comprehension second, 62% and 80%, respectively. Researchers were characterized as fluent and non-fluent based on the best assignments for reading and writing and it was noticed that full articles published and articles in English were published, mostly, by those who read and write best. Consequently, these same researchers had the highest averages in relation to articles published in the Web of Science (WoS), citations and h-index. This ensures that Brazilian researchers in Chemistry are proficient in English to produce theirr articles and publish them in that language.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE::Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução científica.pt_BR
dc.subjectLíngua Inglesa.pt_BR
dc.subjectQuímica.pt_BR
dc.subjectPós-graduação.pt_BR
dc.subjectScientific production.pt_BR
dc.subjectEnglish language.pt_BR
dc.subjectChemistry.pt_BR
dc.subjectPost-graduation.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.titleEstudo de correlação do nível em língua inglesa dos pesquisadores em Química com suas publicações em periódicospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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