Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1248
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desastres ambientais e educação ambiental: análise das pesquisas acadêmicas no banco de tese do Projeto ENARTE no período de 1981 a 2012 |
Autor(es): | MATTIOLI, Camila Kazumi Kitamura |
Primeiro Orientador: | KATO, Danilo Seithi |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo analisar na produção acadêmica brasileira em Educação Ambiental os significados atribuídos aos desastres ambientais nas pesquisas. O problema central deste trabalho é de que forma se materializa o debate sobre os desastres ambientais nas pesquisas que foram analisadas e suas implicações para os processos de “desterritorialização nos desastres ambientais”, referindo-se à perda de territórios da população vulnerável atingida pelo desastre. Além deste problema, emergem algumas questões a serem discutidas: a) Quais são as problemáticas comuns em desastres ambientais? b) É possível classificar os desastres ambientais de acordo com o fenômeno da desterritorialização? A relevância deste estudo para o campo da Educação Ambiental se dá pela importância nos estudos dos desastres não apenas em sua dimensão natural, mas em suas consequências num contexto social e cultural de uma realidade latino-americana marcada por intensas assimetrias sociais, econômicas que se configuram como forças propulsoras de violências e injustiças ambientais. A pesquisa apresenta abordagem qualitativa dos estudos em Educação. Em relação aos procedimentos adotados para a coleta de dados o trabalho é considerado bibliográfico e documental, classificado como um estudo do tipo “Estado da Arte”, cujo corpus documental é analisado sob o viés da análise de conteúdo. Como principais resultados foram identificadas três categorias com temáticas emergentes da análise exaustiva do material, nomeadamente: Características e Consequências dos Desastres Ambientais; Gestão de Riscos em Desastres Ambientais; Origens e vulnerabilidade dos/nos Desastres Ambientais. Como conclusões do presente trabalho identifica-se uma tendência no cenário da pesquisa (teses e dissertações) em discutir os desastres ambientais para além de uma abordagem estritamente naturalística ou social, mas sim uma abordagem que considere as dimensões sociais e naturais dos desastres articuladas às questões políticas que envolvem a temática; conclui se também sobre a ausência de uma discussão mais aprofundada dos processos de desterritorialização associados aos desastres, temática fundamental para a realidade brasileira segundo os pressupostos teóricos do presente trabalho. |
Abstract: | This research aims at analyzing the meanings attributed to environmental disasters in the Brazilian academic production in Environmental Education. The central problem of this work is how the debate about environmental disasters in the research analyzed is present and its implications for the process of "deterritorialization in environmental disasters", referring to the loss of territories by vulnerable population affected by the disaster. Besides this problem, some issues emerge to be discussed: a) What are the common problems in environmental disasters. b) Is it possible to classify environmental disasters according to the phenomenon of deterritorialization? The relevance of this study in Environmental Education is due to its importance in studies of disasters not only in its natural dimension, but also in its consequences in a social and cultural context of a Latin American reality marked by intense social and economic asymmetries that result in violence and environmental injustice. This research presents a qualitative approach of studies in Education. Regarding the procedures adopted for data collection, the work is considered bibliographical and documentary, classified as a "State of the Art" study, whose documentary corpus is investigated using content analysis. As the main results, three categories were identified, with topics emerging from the exhaustive analysis of the material, namely: Characteristics and Consequences of Environmental Disasters; Risk Management in Environmental Disasters; Origins and vulnerability of / in Environmental Disasters. As a conclusion, we identified a tendency in the research scenario (theses and dissertations) to discuss environmental disasters beyond a strictly naturalistic or social approach, but through an approach that considers the social and natural dimensions of disasters linked to political issues; another conclusion of this work is the absence of a deeper discussion of the process of deterritorialization associated with natural disasters, a fundamental theme for the Brazilian reality according to the theoretical presuppositions of the present work. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental. Desastre ambiental. Desterritorialização. Environmental Education. Environmental disaster. Deterritorialization. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1248 |
Data do documento: | 19-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Camila K K Mattioli.pdf | Dissert Camila K K Mattioli | 1,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.