Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1249
Tipo: Dissertação
Título: Hip-Hop e liberdade de expressão: uma análise fundamentada na educação para a mídia
Autor(es): CARRAPATOSO, Gabriel de Oliveira
Primeiro Orientador: SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de
Resumo: No palco de disputas simbólicas da mídia, o Hip -Hop é um movimento que ten ta se legitimar artisticamente . Por ter surgido das periferias e da população negra em diáspora ainda é retratado com preconceito, inclusive na escola. Uma forma de acatar as representações do m ovimento, em atividades tipicamente escolares , é promover um estudo crítico de temas que compõem o Hip-Hop, o que pode ser feito com o aporte teórico da mídia - educação. É neste contexto que propomos a presente pesquisa, que investiga de que modo artistas d o Hip-Hop compreendem o conceito de liberdade de expressão, com o objetivo de criar um espaço em que haja a promoção do conhecimento sobre a liberdade de expressão. Para tanto, fizemos uma reunião on -line, no formato de “Live”, transmitida pelo Youtube e aberta ao público . A “Live” contou com a participação de 5 artistas do movimento Hip-Hop de Uberaba/MG. No evento, os membros do movimento foram abordados sobre alguns temas pertinentes a liberdade de expressão e ainda sobre a relação do movimento com as mídias. Os depoimentos foram posteriormente transcritos, analisados e categorizados a partir dos temas abordados . Os resultados sugerem que, apesar de toda a carga crítica do Hip -Hop, os embates a respeito da liberdade de expressão tendem a ser compreendidos de uma perspectiva individual e subjetiva, sem a mobilização de referências vindas, por exemplo, da legislação e dos direitos humanos, fundamentais para se compreender e exercer a liberdade de expressão. Assim, os resultados trazem à tona a demanda por um diálogo produtivo entre o Hip -hop e a Mídia -educação.
Abstract: On the stage of symbolic disputes in the media, Hip -Hop is a movement that tries to legitimize itself artistically. As it has emerged from the periphery and from the black population in diaspora, the movement is still portrayed with prejudice, including at school. One way to accept the representations of Hip -Hop, in school activities, is to promote a critical study of themes that make up Hip-Hop, which can be done with the theoretical support of media-education. In this context, we propose this research, which investigates how Hip -Hop artists understand the concept of freedom of expression, aiming to create a space where there is the promotion of knowledge on the topic. To do so, we held an online meeting, in the “Live” format, broadcast on YouTube and open to the public. The online event had the participation of 5 artists from the Hip -Hop movement from Uberaba/MG. In the event, the artists were approached about some relevant topics related to freedom of expression and its relationship with the media. The testimonies were then transcribed and analyzed in terms of arguments presented for each item in the debate. The results suggest that, despite all the criticism of Hip -Hop, the clashes tend to be understood from an individual and subjective perspective. The debate needs the mobilization of references coming, for example, from legislation and human rights, which are fundamental to understanding and exercising freedom of expression. Thus, the results bring to light the demand for a productive dialogue between Hip-hop and media -education.
Palavras-chave: Liberdade de expressão.
Hip-Hop.
Mídia-educação.
Freedom of expression.
Hip-Hop.
Media-education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1249
Data do documento: 19-Set-2021
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Gabriel O Carrapatoso.pdfDissert Gabriel O Carrapatoso1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.