Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1257
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDELDUQUE, Maria Beatriz de Souza Almeida-
dc.creator.ID75595389672pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366221511381863pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Marinalva Vieira-
dc.contributor.advisor1ID38641020225pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103443442362053pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T13:22:56Z-
dc.date.available2017-02-21-
dc.date.available2022-06-30T13:22:56Z-
dc.date.issued2017-02-21-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1257-
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar em quais condições as produções escritas produzidas por discentes da área de Engenharia de Produção e Agronômica adquirem o estatuto de produção de conhecimento sobre o objeto da escrita. Para atingir nosso objetivo, nos guiamos por nossos objetivos específicos que foram nossas categorias de análises as quais descrevemos as operações textual-discursivas realizadas pelos alunos para a construção do objeto da escrita; identificamos a voz do outro, que chega por meio das leituras feitas durante o curso, incorporadas às produções escritas; e mostramos os movimentos retóricos utilizados pelos discentes para a construção do conhecimento. O corpus foi constituído por três conjuntos de produções de diferentes gêneros discursivos, inseridos no mesmo domínio discursivo, a produção escrita acadêmica, sendo: dois RAP da Engenharia Agronômica; dois TTC da Engenharia de Produção; e um TCC da Engenharia Agronômica. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e indiciária, fundamentada em Esteban (2010) e Guinzburg (1996). A ancoragem teórica está fundamentada em Bakhtin (2003-2004), Geraldi (1997;2013), Grigoletto (2011), Barzotto (2016), Fabiano (2014), Motha-Roch e Hendges, Machado (2011); Severino (2008;2013), Loder (2009), Bazzo e Pereira (2009), Netto e Tavares (2006), Cavallet (1999), entre outros. A pergunta que nos propomos a responder é: em que medida as produções escritas acadêmicas dos discentes, dos cursos de Engenharia de Produção e Agronômica a partir de práticas de ensino, adquirem o estatuto de produção do conhecimento? As produções escritas acadêmicas (RAP1 e RAP2) não adquiriram o estatuto de produção do conhecimento, devido à grande incidência de apropriação da fala do outro, das estratégias na diferenciação das falas do autor para não conferir-lhe crédito. A não articulação dos conhecimentos teóricos com os práticos. As produções escritas TTC evidenciaram sujeitos que tiveram uma articulação da escrita razoável, mas que possivelmente não adquiriram o estatuto de produção do conhecimento, posto que trouxeram para o texto indícios de afirmações advindas de crenças do senso comum não fundamentados, e por não promoveram um diálogo com a teoria apresentada. A produção escrita acadêmica TCC, adquire o estatuto de conhecimento, ao propor em seu estudo uma pesquisa experimental, que foi feita diretamente no plantio de trigo, para investigar a incidência de brusone, a partir da apresentação dos dados, embora sucinta, característica desse tipo de produção nessa área do conhecimento, foi possível identificar algo de produção do conhecimento por meio da escrita.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze under what conditions the written productions produced by students of the area of Production and Agronomic Engineering acquire the status of production of knowledge about the object of writing. To achieve our goal, we guided our specific objectives, which were our categories of analysis, which describe the textual-discursive operations carried out by students to construct the object of writing; we identify the voice of the other, which comes through the readings made during the course, incorporated into written productions; and show the rhetorical moves used by students for the construction of knowledge. The corpus consisted of three sets of different discursive genres productions, inserted in the same discourse domain, academic writing, production of which: two RAP of agricultural engineering; two TTC production engineering; and a TCC of agricultural engineering. The research is characterized as qualitative and indicative, based on Esteban (2010) and Guinzburg (1996). The theoretical anchorage is based on Bakhtin (2003-2004), Geraldi (1997; 2013), Grigoletto (2011), Barzotto (2016), Fabiano (2014), Motha Roch and Hendges, Machado (2011); Severino (2008, 2013), Loder (2009), Bazzo and Pereira (2009), Netto and Tavares (2006), Cavallet (1999), among others. The question that we propose to answer is: to what extent do written academic productions of the students, of the courses of Production and Agronomic Engineering from teaching practices, acquire the status of knowledge production? Written academic productions (RAP1 and RAP2) did not acquire the status of knowledge production, due to the high incidence of appropriation of the speech of the other, of the strategies in differentiating the author’s speeches in order not to credit him. The non-articulation of theoretical and practical knowledge. The written productions TTC evidenced subjects who had a reasonable articulation of writing, but who possibly did not acquire the status of production of the knowledge, since they brought to the text indications of affirmations coming from unfounded common sense beliefs, and did not promote a dialogue with the presented theory. The academic writing production TCC, acquires the knowledge status, when proposing in its study an experimental research, which was done directly in the wheat planting, to investigate the incidence of blast, from the presentation of the data, although succinct, characteristic of that type of production in this area of knowledge, , it was possible to identify something of knowledge production through writing.it was possible to identify something of knowledge production through writing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita.pt_BR
dc.subjectLeitura.pt_BR
dc.subjectEngenharias.pt_BR
dc.subjectProdução do conhecimento.pt_BR
dc.subjectWriting.pt_BR
dc.subjectReading.pt_BR
dc.subjectEngineering.pt_BR
dc.subjectKnowledge production.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA (des) construção dos processos de leitura e escrita de acadêmicos em cursos de Engenharia Agronômica e de Produçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Maria B S A Delduque.pdfDissert Maria B S A Delduque1,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.