Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Vinícius Arantes de-
dc.creator.ID322077419835pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0551421841332355pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHARES, Martha Maria Prata-
dc.contributor.advisor1ID29625289100pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2261656066135090pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T13:46:51Z-
dc.date.available2018-02-20-
dc.date.available2022-06-30T13:46:51Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1260-
dc.description.resumoEste estudo tem por finalidade analisar os impactos da criação de quadrinhos digitais sobre o entendimento de questões socioespaciais, contempladas pelo currículo de Geografia da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP). Para a sua viabilização realizou-se uma investigação com enfoque qualitativo, abrangendo um grupo de 44 estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do interior paulista. O referencial teórico adotado foi constituído por obras de Fantin (2016, 2012), Vergueiro (2014, 2009), Nogueira (2012), Bardin (2011), Prata-Linhares (2011), Moran (2007), Carvalho (2006), Junior (2004), Csikszentmihaly (1999), entre outras, relacionadas à educação, e contendo interface com o jornalismo e a psicologia. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário semiestruturado, do planejamento/execução de aulas expositivo-dialogadas, da criação de conteúdos no universo online e da realização de uma entrevista coletiva. Nos momentos destinados a autoria, organizados em duplas, os sujeitos participantes foram desafiados a elaborar HQs relacionadas ao processo de globalização. A análise dos dados mostrou que além de promover a apropriação dos conteúdos curriculares, o protagonismo juvenil e a utilização das tecnologias digitais no ambiente escolar, a atividade proposta teve ampla aceitação por parte dos estudantes. Essas observações demonstram que no contexto em destaque, a criação dos quadrinhos digitais revelou-se uma prática pedagógica mais interativa e significativa, apontando para o potencial de ações educativas em que a questão da autoria intermediada por artefatos culturais digitais esteja presente.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to analyze the impacts of the creation of digital comics on the understanding of socio-spatial issues, contemplated by the Geography curriculum of the State Department of Education of São Paulo (SEE / SP). To accomplish the study, a qualitative research was carried out with a group of 44 students from the 9th Year of Elementary School, from a public school in the interior of the state of São Paulo. It was adopted a theoretical reference of works from Fantin (2016, 2012), Vergueiro (2014, 2009), Nogueira (2012), Bardin (2011), Prata-Linhares (2011), Moran (2007), Carvalho (2006), Csikszentmihaly (1999), among others, related to education and presenting correspondence with journalism and psychology. The data collection was based on the application of a semi structured survey, the planning and execution of expository-dialogued classes, the creation of content in the online universe and the holding of a press conference. In the occasions reserved to authorship, organized in pairs, the participants were challenged to elaborate comics related to the process of globalization. The analysis of the data demonstrated that in addition to promoting the appropriation of curricular content, youth protagonism and the use of digital technologies in the school environment, the proposed activity was widely accepted by students. These observations demonstrate that, in the context of the present study, the creation of digital comics proved to be a more interactive and meaningful pedagogical practice, pointing, pointing to the potential of educational actions in which the issue of authorship mediated by digital cultural artifacts is present.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.subjectEnsino de Geografia.pt_BR
dc.subjectHistórias em Quadrinhos.pt_BR
dc.subjectTecnologias digitais.pt_BR
dc.subjectLearning.pt_BR
dc.subjectTeaching Geography.pt_BR
dc.subjectComics.pt_BR
dc.subjectDigital technologies.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA Geografia em quadrinhos digitais: análise de uma prática educativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Vinicius A Souza.pdfDissert Vinicius A Souza5,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.