Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, Edson Fernando da | - |
dc.creator.ID | 10512345651 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5288445986266889 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | COSTA, Váldina Gonçalves da | - |
dc.contributor.advisor1ID | 61983810649 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7394812434585566 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T15:37:10Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20 | - |
dc.date.available | 2022-06-30T15:37:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-20 | - |
dc.identifier.uri | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1261 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho insere-se na linha de pesquisa “Fundamentos e Práticas Educativas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro” e no projeto de pesquisa intitulado “Ensino Superior e Escola Básica em rede colaborativa: a Formação de Professores em pauta”, aprovado pela FAPEMIG em 2018. A pesquisa se configura na relação entre a legislação educacional no Brasil com a população negra após a lei que aboliu a escravidão. Considerando a perspectiva de transformações sociais e políticas com os adventos da abolição da escravidão e da República, a pergunta a ser respondida é: Como os projetos educacionais anteriores e vigentes do País, por meio de suas legislações, apontam contribuições para a inserção de jovens negros às instituições de educação básica, e quais as implicações dessas leis no conjunto das relações sociais e raciais? Utiliza-se de um recorte temporal, de 1888 até o início do século XXI, por meio da pesquisa documental na interface com a pesquisa bibliográfica, o objetivo desta pesquisa é analisar as legislações que se relacionam com a educação no Brasil no pós-abolição, para compreender, por meio da pesquisa documental, o tipo de projeto educacional que foi se desenvolvendo no País e onde a população negra se insere nessas mudanças político-educacionais. Utilizou-se o Paradigma Indiciário, na construção de indícios e de argumentos com base no referencial teórico ao observar a legislação brasileira, e a Hermenêutica de Profundidade como quadro teórico ao inserir o contexto social e histórico que influenciou diretamente e de maneira dissimulada a exclusão da população negra dos processos educacionais e da vida em sociedade. A conclusão desta dissertação demonstra que esse problema estrutural é algo a ser muito discutido, pois observa-se a dissimulação legislativa nas soluções de problemas raciais e históricos do país no que diz respeito a questão educacional a partir dessa discussão. Ainda que, após anos de abolição, temos em vigência a Lei nº 10.639/2003, encontramos uma base curricular defasada, principalmente com as novas ações que são voltadas para o ensino técnico, e que não priorizam um ensino que visa a diminuição da tensão educacional que a desigualdade social e racial causou, e que se estende desde a formação histórica do país. | pt_BR |
dc.description.abstract | This project is inserted on the research line “Fundaments and Educational practices of Postgraduation in Education Program of the Federal University of the Triangle of Minas Gerais” and in research project named "University Education and Primary School in collaboration web: teaches training on the agenda", approved by FAPEMIG, on 2018. The research is configured in the relationship between educational legislation in Brazil with the black population after the law that abolished slavery. Considering the perspective of social and political transformations with the advent of the abolition of slavery and the Republic, the question to be answered is: How the previous and currents educational projects in the Country, through their legislations, point contributions to the insertion of black youth to basic education institutions, and what are the implications of these laws on the set of social and racial relations? Using an extensive time frame, from 1888 until to the beginning of the 21st century, through documentary research at the interface with bibliographic research, the objective of this research is to analyze the legislation that relates to education in Brazil from the Áurea Law, to understand, through documentary research on the type of educational project that was developed in the Country and where the black population is inserted in these political-educational changes. It is intended to use the Evidence Paradigm, in the construction of evidence and of arguments based on the theoretical framework when observing the Brazilian legislation, and Depth Hermeneutics as a theoretical framework by inserting the social and historical context that directly and covertly influence the exclusion of black population of educational processes and life in society. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFTM | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | População negra. | pt_BR |
dc.subject | Relações sociais. | pt_BR |
dc.subject | Racismo. | pt_BR |
dc.subject | Legislação educacional. | pt_BR |
dc.subject | Black population. | pt_BR |
dc.subject | Social relationships. | pt_BR |
dc.subject | Racism. | pt_BR |
dc.subject | Legislation educational. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O espírito das leis nos trópicos: devires não cumpridos na educação da população negra brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Edson F Silva.pdf | Dissert Edson F Silva | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.