Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSPIRANDELI, Fernanda de Fátima de Oliveira-
dc.creator.ID07096589660pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5554030638730513pt_BR
dc.contributor.advisor1SIMÕES, Regina Maria Rovigati-
dc.contributor.advisor1ID02502077885pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7770158896621784pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-30T15:46:40Z-
dc.date.available2022-04-27-
dc.date.available2022-06-30T15:46:40Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1262-
dc.description.resumoEste estudo objetivou compreender os processos de formação continuada ofertados pela Rede Municipal de Ensino de Uberaba-MG, tanto nas Unidades de Ensino, quanto na Casa do Educador. Para tanto, foram estruturadas reflexões sobre os conceitos de formação profissional, formação docente, formação continuada de professores, Educação Infantil e formação do professor da Educação Infantil. A investigação compreendeu uma abordagem qualitativa, com objetivo descritivo e delineamento de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, realizada com 95 professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Uberaba - MG por meio de um questionário online do aplicativo Google Forms. Os dados foram interpretados pela técnica de elaboração e análise de unidades e significado com base em Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados mostram que, nas formações das Unidades de Ensino, a maioria dos professores avaliou o processo de formação continuada de bom a excelente, afirmando que as temáticas estudadas contribuem para a realidade vivenciada em sala de aula, tendo impactos positivos no seu fazer pedagógico, mesmo que necessite de adequações. Já nas formações continuadas ofertadas pela Casa do Educador, os resultados mostram dados parecidos com os da Unidade de Ensino, porém com mais assertividade em todas as questões analisadas e com menos ressalvas. Conclui-se, a partir da avaliação dos professores de Educação Infantil, que os processos de formações continuadas ofertados pela Rede Municipal, mesmo com algumas ponderações de modo geral, impactam positivamente no fazer pedagógico do professor, contribuindo tanto para a melhoria da educação, quanto para a aprendizagem do aluno, quanto para a formação profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to understand the continuing education processes offered by the Municipal School System Education of Uberaba-MG, both in the Teaching Units and in the Casa do Educador. Therefore, reflections on the concepts of professional training, teacher training, continuing teacher training, Early Childhood Education and Early Childhood Education teacher training were structured. The investigation comprised a qualitative approach, with a descriptive objective and design of bibliographic, documentary and field research, carried out with 95 Early Childhood teachers from the Municipal School System Education of Uberaba - MG through an online questionnaire using the Google Forms application. Data were interpreted using the technique of elaboration and analysis of units and meaning based on Moreira, Simões and Porto (2005). The results show that, in the training of the Teaching Units, most teachers evaluated the process of continuing education from good to excellent, stating that the themes studied contribute to the reality experienced in the classroom, having positive impacts on their pedagogical practice, even if you need adjustments. As for the continuing education offered by Casa do Educador, the results show similar data to those of the Teaching Unit, but with more assertiveness in all the issues analyzed and with fewer reservations. It is concluded, from the evaluation of Early Childhood Education teachers, that the continuing education processes offered by the Municipal System, even with some considerations in general, positively impact the teacher's pedagogical practice, contributing both to the improvement of education, to student learning, and to the professional training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada.pt_BR
dc.subjectProfessor da Educação Infantil.pt_BR
dc.subjectUnidades de ensino.pt_BR
dc.subjectPrática pedagógica.pt_BR
dc.subjectContinuing Education.pt_BR
dc.subjectTeacher Child Education.pt_BR
dc.subjectTeaching units.pt_BR
dc.subjectPedagogical practice.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs processos de formação continuada da rede municipal de ensino de Uberaba – MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Fernanda F O Spirandeli texto ate Apendice A.pdfDissert Fernanda F O Spirandeli texto ate Apendice A2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Dissert Fernanda F O Spirandeli Apendices A a L.pdfDissert Fernanda F O Spirandeli Apendices A a L2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Dissert Fernanda F O Spirandeli Anexos.pdfDissert Fernanda F O Spirandeli Anexos2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Dissert Fernanda F O Spirandeli.pdfDissert Fernanda F O Spirandeli integral6,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.