Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1281
Tipo: | Dissertação |
Título: | Percepção de usuários e profissionais de saúde quanto à assistência prestada em unidades de pronto atendimento: revisão integrativa da literatura. |
Título(s) alternativo(s): | Perception of users and health professionals regarding the assistance provided in emergency care units: an integrative literature review. Percepción de los usuarios y profesionales de la salud sobre la asistencia brindada en las unidades de atención de emergencia: una revisión integradora de la literatura. |
Autor(es): | NUNES, Jordana Stival |
Primeiro Orientador: | SIMÕES, Ana Lúcia de Assis |
Resumo: | A percepção sobre a qualidade da assistência à saúde é construída a partir das experiências vividas, tanto pelo profissional de saúde quanto pelo usuário, nas diferentes fases do atendimento. As Unidades de Pronto Atendimento têm sido a principal porta de entrada para o sistema de saúde gerando uma sobrecarga destes serviços, consequentemente, um impacto na organização da rede assistencial. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar e sintetizar as evidências científicas presentes na literatura sobre a percepção de usuários e profissionais de saúde quanto à assistência prestada em Unidades de Pronto Atendimento. Utilizou-se a metodologia de revisão integrativa de literatura nas fontes Literatura Latino - Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), US National Library of Medicine National Institutes Database Search of Health (Medline/PubMed® ), Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) publicados em português, inglês, espanhol com recorte temporal de 2015 a 2020. O programa Rayyan foi utilizado para investigação e extração de dados. Identificaram-se 911 artigos, destes, oito compuseram a amostra. A apresentação dos resultados dividiu-se em: caracterização dos estudos, percepção do usuário, percepção do profissional de saúde, resultados sobre as possíveis soluções que causam a insatisfação. Os principais achados a respeito das percepções dos usuários e dos profissionais de saúde sobre a assistência à saúde nas UPAs demonstraram satisfação e insatisfação com o serviço. Foram evidenciadas possíveis soluções para os fatores que causam insatisfação nos usuários e profissionais de saúde em relação a organização dos serviços e processo. Este estudo contribui para a pesquisa, assistência e ensino na saúde e principalmente, a enfermagem por apresentar um arcabouço teórico amplo sobre a percepção de usuários e profissionais de saúde quanto a assistência prestada em UPA. |
Abstract: | The perception about the quality of health care assistance is constructed from past
experiences, both by the health care professional and by the patient, in the different phases of
care. Emergency Care Units (UPA) have been the main gateway to the health system,
overloading these services and consequently impacting the organization of the health care
network. Thus, the objective of this study was to identify and synthesize the scientific
evidence present in the literature on the perception of patients and health care professionals
regarding the assistance provided in Emergency Care Units. We used the methodology of
integrative literature review in the sources Latin American and Caribbean Literature in Health
Sciences (LILACS), US National Library of Medicine National Institutes Database Search of
th M i Pu M ), Scopus, and Cumulative Index to Nursing and Allied Health
Literature (CINAHL), published in Portuguese, English, and Spanish, with a time frame from
2015 to 2020. Rayyan software was used for research and data extraction. A total of 911
articles were identified, and of these, eight comprised the sample. Presentation of results was
divided into: characterization of the studies, perception of the patient, perception of the health
care professional, and possible solutions to patient dissatisfaction. The main findings
regarding the perceptions of patients and health care professionals about health care in UPAs
showed both satisfaction and dissatisfaction with the service. Possible solutions for the factors
that cause dissatisfaction in patients and health care professionals in relation to the
organization of services and processes were evidenced. This study contributes to research,
assistance and teaching in health care, and especially nursing, as it presents a broad theoretical
framework on the perception of patients and health care professionals regarding the assistance
provided in UPA. La percepción sobre la calidad de la atención en salud se construye a partir de las experiencias vividas, tanto por el profesional de la salud como por el usuario, en las diferentes fases de la atención. Las Unidades de Atención de Emergencias han sido la principal puerta de entrada al sistema de salud, generando una sobrecarga de estos servicios, consecuentemente, un impacto en la organización de la red de atención. Así, el objetivo de este estudio fue identificar y sintetizar la evidencia científica presente en la literatura sobre la percepción de los usuarios y profesionales de la salud sobre la asistencia brindada en las Unidades de Atención de Emergencias. Utilizamos la metodología de revisión integrativa de la literatura en las fuentes Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS), Biblioteca Nacional de Medicina de los EE. UU. Base de datos de los Institutos Nacionales de Búsqueda de Salud (Medline / PubMed®), Scopus, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literatura (CINAHL) publicada en portugués, inglés y español con un período de tiempo de 2015 a 2020. Se utilizó el programa Rayyan para la investigación y extracción de datos. Se identificaron 911 artículos, de los cuales ocho componen la muestra. La presentación de los resultados se dividió en: caracterización de los estudios, percepción del usuario, percepción del profesional de la salud, resultados sobre las posibles soluciones que provocan insatisfacción. Los principales hallazgos sobre las percepciones de los usuarios y profesionales de la salud sobre la atención de la salud en las UPA mostraron satisfacción e insatisfacción con el servicio. Se evidenciaron posibles soluciones a los factores que causan insatisfacción en los usuarios y profesionales de la salud en relación a la organización de los servicios y procesos. Este estudio contribuye a la investigación, asistencia y docencia en salud y, principalmente, enfermería, ya que presenta un amplio marco teórico sobre la percepción de los usuarios y profesionales de la salud sobre la asistencia brindada en la UPA. |
Palavras-chave: | Satisfação do paciente. Atenção secundária à saúde. Assistência à saúde. Serviços médicos de emergência. Enfermagem em emergência. Patient satisfaction. Secondary care. Delivery of health care. Emergency medical services. Emergency nursing. Satisfacción del paciente. Atención secundaria de salud. Prestación de atención de salud. Servicios médicos de urgencia. Enfermería de urgencia. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1281 |
Data do documento: | 2-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Jordana S Nunes.pdf | Dissert Jordana S Nunes | 796,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.