Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Luzia Rosa de-
dc.creator.ID56320388153pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5400713735971842pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Juliana Bertucci-
dc.contributor.advisor1ID28653148809pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2428313303884670pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T12:39:20Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2022-07-12T12:39:20Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1289-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa-ação objetivou identificar e analisar os tipos de desvios de ortografia apresentados por alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental atendidos em uma sala de recursos generalista de uma escola no Distrito Federal, assim como elaborar metodologias práticas que auxiliem os docentes a trabalharem as dificuldades ortográficas dos estudantes falantes de língua portuguesa, com ou sem deficiência, levando-os a compreenderem a necessidade de adequação da linguagem, considerando o contexto comunicativo. A pesquisa fundamentou-se nos princípios da Sociolinguística Educacional, seguindo as concepções trazidas principalmente por Bortoni-Ricardo (2005) e Cagliari (1989, 1999, 2002), bem como de outros estudiosos que consideram que os erros de ortografia devem ser analisados linguisticamente. Portanto, a dissertação expõe uma reflexão teórica sobre a Sociolinguística Educacional, a aquisição da escrita e o ensino ortográfico. Para isso, realizou-se a diagnose e as análises dos desvios ortográficos encontrados nas escritas dos participantes da pesquisa. A partir desses resultados elaborou-se duas propostas de intervenção: o Caderno Pedagógico “Ortografia: Reflexões e Atividades” e o Aplicativo “Jogo Ortográfico” para dispositivo móvel (sistema operacional Android) e desktop (para Windows). Tais propostas reúnem orientações, atividades lúdicas e jogos que podem ser utilizadas pelos professores com o objetivo de oportunizar aos discentes uma aprendizagem significativa da língua portuguesa, pautada no respeito às variedades linguísticas e na apropriação da norma ortográfica.pt_BR
dc.description.abstractThis action-research work aimed to identify and analyze the types of spelling deviations presented by students with disabilities and in the Early Years of Elementary Education attended in a generalist resource room at a school in the Federal District, as well as to develop practical methodologies that help the teachers working on the orthographic difficulties of students, Portuguese speakers, with or without disabilities, leading them to understand the need for language adaptation, considering the communicative context. The research was based on the principles of Educational Sociolinguistics, following the conceptions of Bortoni-Ricardo (2005) and other authors, such as Cagliari (1989, 1999, 2002), who consider that spelling errors should be analyzed. Therefore, the dissertation exposes a theoretical reflection on Educational Sociolinguistics, the acquisition of writing and orthographic teaching. For this, we carry out the diagnosis and analysis of the orthographic deviations found in the writings of the research participants and, based on these results, we elaborated, as an intervention proposal: the Pedagogical Notebook “Ortografia: Reflexões e Atividades” and the Application “Jogo Ortográfico” for mobile device (Android System) and desktop (for Windows). Such proposals bring together guidelines for teachers, recreational activities and games that aim to provide students with a meaningful learning of the Portuguese language, based on respect for linguistic varieties and the appropriation of the orthographic standard.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesvios de ortografia.pt_BR
dc.subjectSala de recursos generalista.pt_BR
dc.subjectAlunos com deficiência.pt_BR
dc.subjectSociolinguística educacional.pt_BR
dc.subjectCaderno pedagógico.pt_BR
dc.subjectAplicativo para dispositivo móvel e desktop.pt_BR
dc.subjectSpelling deviations.pt_BR
dc.subjectStudents with disabilities.pt_BR
dc.subjectEducational sociolinguistics.pt_BR
dc.subjectPedagogical notebook.pt_BR
dc.subjectMobile and desktop application.pt_BR
dc.subjectSala de recursos generalistapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIApt_BR
dc.titleDesvios de ortografia e propostas de intervenção: aplicativo e atividades com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em uma sala de recursos generalista no Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT LUZIA R SOUZA.pdfDISSERT LUZIA R SOUZA4,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.