Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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Tipo: Dissertação
Título: Desvios de ortografia e propostas de intervenção: aplicativo e atividades com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental em uma sala de recursos generalista no Distrito Federal
Autor(es): SOUZA, Luzia Rosa de
Primeiro Orientador: BARBOSA, Juliana Bertucci
Resumo: Este trabalho de pesquisa-ação objetivou identificar e analisar os tipos de desvios de ortografia apresentados por alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental atendidos em uma sala de recursos generalista de uma escola no Distrito Federal, assim como elaborar metodologias práticas que auxiliem os docentes a trabalharem as dificuldades ortográficas dos estudantes falantes de língua portuguesa, com ou sem deficiência, levando-os a compreenderem a necessidade de adequação da linguagem, considerando o contexto comunicativo. A pesquisa fundamentou-se nos princípios da Sociolinguística Educacional, seguindo as concepções trazidas principalmente por Bortoni-Ricardo (2005) e Cagliari (1989, 1999, 2002), bem como de outros estudiosos que consideram que os erros de ortografia devem ser analisados linguisticamente. Portanto, a dissertação expõe uma reflexão teórica sobre a Sociolinguística Educacional, a aquisição da escrita e o ensino ortográfico. Para isso, realizou-se a diagnose e as análises dos desvios ortográficos encontrados nas escritas dos participantes da pesquisa. A partir desses resultados elaborou-se duas propostas de intervenção: o Caderno Pedagógico “Ortografia: Reflexões e Atividades” e o Aplicativo “Jogo Ortográfico” para dispositivo móvel (sistema operacional Android) e desktop (para Windows). Tais propostas reúnem orientações, atividades lúdicas e jogos que podem ser utilizadas pelos professores com o objetivo de oportunizar aos discentes uma aprendizagem significativa da língua portuguesa, pautada no respeito às variedades linguísticas e na apropriação da norma ortográfica.
Abstract: This action-research work aimed to identify and analyze the types of spelling deviations presented by students with disabilities and in the Early Years of Elementary Education attended in a generalist resource room at a school in the Federal District, as well as to develop practical methodologies that help the teachers working on the orthographic difficulties of students, Portuguese speakers, with or without disabilities, leading them to understand the need for language adaptation, considering the communicative context. The research was based on the principles of Educational Sociolinguistics, following the conceptions of Bortoni-Ricardo (2005) and other authors, such as Cagliari (1989, 1999, 2002), who consider that spelling errors should be analyzed. Therefore, the dissertation exposes a theoretical reflection on Educational Sociolinguistics, the acquisition of writing and orthographic teaching. For this, we carry out the diagnosis and analysis of the orthographic deviations found in the writings of the research participants and, based on these results, we elaborated, as an intervention proposal: the Pedagogical Notebook “Ortografia: Reflexões e Atividades” and the Application “Jogo Ortográfico” for mobile device (Android System) and desktop (for Windows). Such proposals bring together guidelines for teachers, recreational activities and games that aim to provide students with a meaningful learning of the Portuguese language, based on respect for linguistic varieties and the appropriation of the orthographic standard.
Palavras-chave: Desvios de ortografia.
Sala de recursos generalista.
Alunos com deficiência.
Sociolinguística educacional.
Caderno pedagógico.
Aplicativo para dispositivo móvel e desktop.
Spelling deviations.
Students with disabilities.
Educational sociolinguistics.
Pedagogical notebook.
Mobile and desktop application.
Sala de recursos generalista
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1289
Data do documento: 25-Fev-2021
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