Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1318
Tipo: | Dissertação |
Título: | Telessimulação aplicada ao ensino da hipoglicemia neonatal |
Título(s) alternativo(s): | Telesimulation applied to the teaching of neonatal hypoglycemia Telesimulación aplicada a la enseñanza de la hipoglucemia neonatal |
Autor(es): | ROCHA, Nylze Helena Guillarducci |
Primeiro Orientador: | CONTIM, Divanice |
Resumo: | Estratégia inserida no âmbito da simulação realística vem sendo utilizada de forma experimental à distância, sem perder a qualidade no ensino-aprendizagem, denominada telessimulação. Essa categoria de simulação emprega a tecnologia para conectar aluno e instrutor de forma interativa, mesmo que ambos ocupem espaços físicos diferentes, podendo ser utilizada em diferentes contextos da enfermagem em neonatologia, incluindo a hipoglicemia neonatal, distúrbio metabólico que ocorre de maneira frequente e precoce em recém-nascidos. O estudo objetivou analisar o conhecimento de estudantes de graduação acerca da hipoglicemia neonatal antes e após o uso de telessimulação. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, realizou-se um estudo metodológico seguindo duas fases, a primeira foi a construção e validação, por nove juízes, de um instrumento de coleta de dados, fundamentado nas diretrizes do Ministério da Saúde para avaliar o conhecimento de graduandos de enfermagem acerca da hipoglicemia. Foi realizada análise da consistência das respostas entre os juízes a partir do índice de validade de conteúdo acima 80%. A segunda etapa, tratou-se de um estudo quase experimental, com um único grupo de graduandos antes e após intervenção de telessimulação. Participaram da primeira etapa nove juízes doutores que após realizadas sugestões todas adequações foram realizadas, sendo formulada a versão dois do instrumento, enviado novamente para os mesmos. A segunda rodada de avaliação apresentou considerações mínimas, que foram devidamente acatadas, desse modo, o instrumento final apresentou oito questões de variáveis de caracterização dos graduandos e dez questões acerca da hipoglicemia neonatal. Após aplicação da telessimulação os graduandos apresentaram um maior índice de acertos. Conclui-se que os graduandos possuíam conhecimento limitado sobre o tema antes aplicação da intervenção. Lacunas foram observadas, principalmente quanto aos grupos de causas da hipoglicemia, manifestações clínicas e monitorização. A estratégia de telessimulação alcançou resultados positivos após execução do cenário de forma virtual. Ressalta-se a necessidade de abordagens a respeito da neonatologia no curso de graduação em enfermagem, especificamente sobre o tema da pesquisa. |
Abstract: | Strategy within the scope of realistic simulation has been used in an experimental way at a
distance, without losing the quality of teaching and learning, called telesimulation. This
simulation category employs technology to connect student and instructor interactively, even
though both occupy different physical spaces, and can be used in different contexts of
neonatology nursing, including neonatal hypoglycemia, a metabolic disorder that occurs
frequently and early in newborns. The study aimed to analyze the knowledge of undergraduate
students about neonatal hypoglycemia before and after the use of telesimulation. The research
was developed in two stages. In the first, a methodological study was carried out following two
phases, the first was the construction and validation, by nine judges, of a data collection
instrument, based on the guidelines of the Ministry of Health to assess the knowledge of nursing
students about the hypoglycemia. Analysis of the consistency of responses between the judges
was performed based on the content validity index above 80%. The second stage was a quasi experimental study, with a single group of undergraduates before and after telesimulation
intervention. Nine doctoral judges participated in the first stage. After making suggestions, all
adjustments were made, and version two of the instrument was formulated and sent back to
them. The second round of evaluation presented minimal considerations, which were duly
accepted, thus, the final instrument presented eight questions of variables for the
characterization of undergraduate students and ten questions about neonatal hypoglycemia.
After the application of telesimulation, the students had a higher rate of correct answers. It was
concluded that the undergraduate students had limited knowledge on the topic before applying
the intervention. Gaps were observed, mainly regarding the groups of causes of hypoglycemia,
clinical manifestations and monitoring. The tele-simulation strategy achieved positive results
after the scenario was executed virtually. The need for approaches to neonatology in the
undergraduate nursing course is emphasized, specifically on the research topic.. hipoglicemia neonatal, distúrbio metabólico que ocorre de maneira frequente e precoce em recién nacidos. El estudio tuvo como objetivo analizar el conocimiento de estudiantes de pregrado sobre la hipoglucemia neonatal antes y después del uso de la telesimulación. La investigación se desarrolló en dos etapas. En la primera se realizó un estudio metodológico en dos fases, la primera fue la construcción y validación, por nueve jueces, de un instrumento de recolección de datos, con base en los lineamientos del Ministerio de Salud para evaluar el conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre la hipoglucemia. El análisis de la consistencia de las respuestas entre los jueces se realizó en base al índice de validez de contenido superior al 80%. La segunda etapa fue un estudio cuasi-experimental, con un solo grupo de estudiantes antes y después de la intervención de telesimulación. En la primera etapa participaron nueve jueces de doctorado, luego de hacer sugerencias, se hicieron todos los ajustes, se formuló y se les envió la versión dos del instrumento. La segunda ronda de evaluación presentó consideraciones mínimas, las cuales fueron debidamente aceptadas, por lo que el instrumento final presentó ocho preguntas de variables para la caracterización de estudiantes de pregrado y diez preguntas sobre hipoglucemia neonatal. Después de la aplicación de la telesimulación, los estudiantes tuvieron una mayor tasa de respuestas correctas. Se concluyó que los estudiantes de pregrado tenían conocimientos limitados sobre el tema antes de aplicar la intervención. Se observaron brechas, principalmente en cuanto a los grupos de causas de hipoglucemia, manifestaciones clínicas y seguimiento. La estrategia de tele simulación logró resultados positivos luego de la ejecución virtual del escenario. Se enfatiza la necesidad de aproximaciones a la neonatología en la carrera de licenciatura en enfermería, específicamente en el tema de investigación. |
Palavras-chave: | Treinamento por simulação. Telessimulação. Graduandos em Enfermagem. Hipoglicemia neonatal. Simulation training. Telesimulation. Nursing undergraduates. Neonatal hypoglycemia. Entrenamiento en simulación. Telesimulación. Licenciados en Enfermería. Hipoglucemia neonatal. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em Enfermagem |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1318 |
Data do documento: | 8-Fev-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Nylze H G Rocha.pdf | Dissert Nylze H G Rocha | 3,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.