Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCHAVES, Thaynná Miranda-
dc.creator.ID11017919690pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9198213990188260pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Marinalva Vieira-
dc.contributor.advisor1ID38641020225pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103443442362053pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-25T17:18:48Z-
dc.date.available2020-02-28-
dc.date.available2022-07-25T17:18:48Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1342-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa, com base na concepção dialógica de sujeito e linguagem (Bakhtin/Volochinov, 1929), no conceito de heterogeneidade da escrita (CORRÊA, 2004), no conceito de atividade linguística (GERALDI, 1997) e na compreensão das dificuldades e estratégias de organização dos textos (CHAUÍ, 2008 e MORAES, 2003), produções escritas de graduandos de um curso de licenciatura da UFTM, e averigua se a relação entre oralidade e escrita se mantém como elemento constitutivo da escrita na universidade. Trata-se de uma pesquisa que discute as práticas de escrita desenvolvidas por sujeitos que estão em formação acadêmica e, por isso, assumimos a premissa de que a escrita e a leitura são constitutivas desse sujeito e do conhecimento inerente à sua formação. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e indiciária sendo fundamentada em Esteban (2010), Minayo (1994) e Ginzburg (1999). O corpus é composto por textos produzidos por graduandos de um curso de licenciatura da área de ciências humanas da UFTM, elaborados para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”. Após, analisamos os discursos realizados nas produções escritas utilizando os critérios de análises propostos por Corrêa (2004) para verificar a relação entre oralidade e escrita. Por fim, com os resultados desta pesquisa, esperamos contribuir para a construção de um novo olhar para os modos de constituição da escrita na universidade. Fonte financiadora do Estudo: Capes.pt_BR
dc.description.abstractEl presente trabajo analiza, basado en la concepción dialógica del sujeto y el lenguaje (Bakhtin / Volochinov, 1929), el concepto de heterogeneidad de la escritura (CORRÊA, 2004) y el concepto de actividad lingüística (GERALDI, 1997), y comprender las dificultades y estrategias para organizar textos (CHAUÍ, 2008 y MORAES, 2003),producciones escritas de estudiantes de lienciatura en ciencias humanas de la UFTM, y averigua si la relación entre la oralidad y la escritura sigue siendo un elemento constitutivo de la escritura en la universidad. Es una investigación que discute las prácticas de escritura desarrolladas por sujetos que están en formación académica y, por lo tanto, asumimos la premisa de que la escritura y la lectura son constitutivas de este tema y el conocimiento inherente a su formación. La investigación se caracteriza por ser cualitativa y por evidencia basada en Esteban (2010), Minayo (1994) y Ginzburg (1999). El corpus está compuesto por textos producidos por estudiantes universitarios de un curso de licenciatura en el área de ciencias humanas de la UFTM, preparados para la conclusión de la disciplina "Lectura y producción de textos". Posteriormente, analizamos los discursos realizados en las producciones escritas utilizando los criterios de análisis propuestos por Corrêa (2004) para verificar la relación entre la oralidad y la escritura. Finalmente, con los resultados de esta investigación, esperamos contribuir a la construcción de una nueva mirada a las formas de constitución de la escritura en la universidad. Fuente de financiación del estudio: Capes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHeterogeneidade.pt_BR
dc.subjectEscrita.pt_BR
dc.subjectOralidade.pt_BR
dc.subjectProdução de conhecimento.pt_BR
dc.subjectHeterogeneidad.pt_BR
dc.subjectEscritura.pt_BR
dc.subjectOralidad.pt_BR
dc.subjectProducción de conocimiento.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA heterogeneidade da escrita argumentativa em produções acadêmicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT THAYNNA M CHAVES.pdfDISSERT THAYNNA M CHAVES914,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.