Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCARVALHO, Vera Rodrigues de-
dc.creator.ID7195031160pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7833306692145616pt_BR
dc.contributor.advisor1ROSA, Ana Amelia Calazans da-
dc.contributor.advisor1ID.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3703347642982716pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T19:40:24Z-
dc.date.available2021-06-30-
dc.date.available2022-09-19T19:40:24Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1378-
dc.description.resumoRefletir sobre práticas de letramentos no contexto digital que vivenciamos é considerar novas possibilidades e oportunidades para uma educação que seja capaz de promover a leitura e a produção textual, ao mesmo tempo que desenvolve a reflexão crítica nos alunos. Nesse sentido, o ensino de Língua Portuguesa deve considerar a relevância dos textos multissemióticos em sala de aula no quesito de instigar a interação e a curiosidade e estimular o protagonismo social. Dessa forma, a presente dissertação constrói reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem embasado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012; 2013; ROSA, 2016), levando em consideração ainda a noção de Letramentos (STREET; 1993; 2005) e de uma educação emancipadora (FREIRE, 2009). Com foco em trabalhar teoria e prática de modo integrado, este trabalho visou à construção de um Protótipo de Ensino para os professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o qual contemplasse estratégias pedagógicas para o trabalho com a multimodalidade presente no gênero anúncio publicitário. Assim, após estudos bibliográficos sobre a funcionalidade do Protótipo, apresentamos um modelo que explora os anúncios publicitários de conscientização tendo como tema central: Meio Ambiente e Sustentabilidade. O tema foi escolhido levando em consideração os contextos históricos e sociais nos quais os alunos estão inseridos, além de estar incluído aos demais temas acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Portanto, a grande contribuição deste trabalho consiste em deixar um material pedagógico, disponível na plataforma Google Classroom, contendo várias sugestões de atividades, que possam ser úteis para todos os professores de Língua Portuguesa que almejam trabalhar com o gênero anúncio no uso das tecnologias digitais quando em um processo de ensinoaprendizagem que valorize o desenvolvimento, também, de reflexões e posicionamentos de cidadania nos alunos.pt_BR
dc.description.abstractRefletir sobre práticas de letramentos no contexto digital que vivenciamos é considerar novas possibilidades e oportunidades para uma educação que seja capaz de promover a leitura e a produção textual, ao mesmo tempo que desenvolve a reflexão crítica nos alunos. Nesse sentido, o ensino de Língua Portuguesa deve considerar a relevância dos textos multissemióticos em sala de aula no quesito de instigar a interação e a curiosidade e estimular o protagonismo social. Dessa forma, a presente dissertação constrói reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem embasado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012; 2013; ROSA, 2016), levando em consideração ainda a noção de Letramentos (STREET; 1993; 2005) e de uma educação emancipadora (FREIRE, 2009). Com foco em trabalhar teoria e prática de modo integrado, este trabalho visou à construção de um Protótipo de Ensino para os professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o qual contemplasse estratégias pedagógicas para o trabalho com a multimodalidade presente no gênero anúncio publicitário. Assim, após estudos bibliográficos sobre a funcionalidade do Protótipo, apresentamos um modelo que explora os anúncios publicitários de conscientização tendo como tema central: Meio Ambiente e Sustentabilidade. O tema foi escolhido levando em consideração os contextos históricos e sociais nos quais os alunos estão inseridos, além de estar incluído aos demais temas acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Portanto, a grande contribuição deste trabalho consiste em deixar um material pedagógico, disponível na plataforma Google Classroom, contendo várias sugestões de atividades, que possam ser úteis para todos os professores de Língua Portuguesa que almejam trabalhar com o gênero anúncio no uso das tecnologias digitais quando em um processo de ensino aprendizagem que valorize o desenvolvimento, também, de reflexões e posicionamentos de cidadania nos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentos.pt_BR
dc.subjectFormação de leitor.pt_BR
dc.subjectProtótipo de ensino.pt_BR
dc.subjectAnúncio.pt_BR
dc.subjectMultiliteracies.pt_BR
dc.subjectReader training.pt_BR
dc.subjectTeaching prototype.pt_BR
dc.subjectAdvertising.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleA publicidade de conscientização como coadjuvante na formação do leitor crítico: uma proposta para multiletramentospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERT VERA R CARVALHO.pdfDISSERT VERA R CARVALHO2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.