Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1378
Tipo: | Dissertação |
Título: | A publicidade de conscientização como coadjuvante na formação do leitor crítico: uma proposta para multiletramentos |
Autor(es): | CARVALHO, Vera Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | ROSA, Ana Amelia Calazans da |
Resumo: | Refletir sobre práticas de letramentos no contexto digital que vivenciamos é considerar novas possibilidades e oportunidades para uma educação que seja capaz de promover a leitura e a produção textual, ao mesmo tempo que desenvolve a reflexão crítica nos alunos. Nesse sentido, o ensino de Língua Portuguesa deve considerar a relevância dos textos multissemióticos em sala de aula no quesito de instigar a interação e a curiosidade e estimular o protagonismo social. Dessa forma, a presente dissertação constrói reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem embasado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012; 2013; ROSA, 2016), levando em consideração ainda a noção de Letramentos (STREET; 1993; 2005) e de uma educação emancipadora (FREIRE, 2009). Com foco em trabalhar teoria e prática de modo integrado, este trabalho visou à construção de um Protótipo de Ensino para os professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o qual contemplasse estratégias pedagógicas para o trabalho com a multimodalidade presente no gênero anúncio publicitário. Assim, após estudos bibliográficos sobre a funcionalidade do Protótipo, apresentamos um modelo que explora os anúncios publicitários de conscientização tendo como tema central: Meio Ambiente e Sustentabilidade. O tema foi escolhido levando em consideração os contextos históricos e sociais nos quais os alunos estão inseridos, além de estar incluído aos demais temas acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Portanto, a grande contribuição deste trabalho consiste em deixar um material pedagógico, disponível na plataforma Google Classroom, contendo várias sugestões de atividades, que possam ser úteis para todos os professores de Língua Portuguesa que almejam trabalhar com o gênero anúncio no uso das tecnologias digitais quando em um processo de ensinoaprendizagem que valorize o desenvolvimento, também, de reflexões e posicionamentos de cidadania nos alunos. |
Abstract: | Refletir sobre práticas de letramentos no contexto digital que vivenciamos é considerar novas possibilidades e oportunidades para uma educação que seja capaz de promover a leitura e a produção textual, ao mesmo tempo que desenvolve a reflexão crítica nos alunos. Nesse sentido, o ensino de Língua Portuguesa deve considerar a relevância dos textos multissemióticos em sala de aula no quesito de instigar a interação e a curiosidade e estimular o protagonismo social. Dessa forma, a presente dissertação constrói reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem embasado nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012; 2013; ROSA, 2016), levando em consideração ainda a noção de Letramentos (STREET; 1993; 2005) e de uma educação emancipadora (FREIRE, 2009). Com foco em trabalhar teoria e prática de modo integrado, este trabalho visou à construção de um Protótipo de Ensino para os professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental, o qual contemplasse estratégias pedagógicas para o trabalho com a multimodalidade presente no gênero anúncio publicitário. Assim, após estudos bibliográficos sobre a funcionalidade do Protótipo, apresentamos um modelo que explora os anúncios publicitários de conscientização tendo como tema central: Meio Ambiente e Sustentabilidade. O tema foi escolhido levando em consideração os contextos históricos e sociais nos quais os alunos estão inseridos, além de estar incluído aos demais temas acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Portanto, a grande contribuição deste trabalho consiste em deixar um material pedagógico, disponível na plataforma Google Classroom, contendo várias sugestões de atividades, que possam ser úteis para todos os professores de Língua Portuguesa que almejam trabalhar com o gênero anúncio no uso das tecnologias digitais quando em um processo de ensino aprendizagem que valorize o desenvolvimento, também, de reflexões e posicionamentos de cidadania nos alunos. |
Palavras-chave: | Multiletramentos. Formação de leitor. Protótipo de ensino. Anúncio. Multiliteracies. Reader training. Teaching prototype. Advertising. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1378 |
Data do documento: | 30-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERT VERA R CARVALHO.pdf | DISSERT VERA R CARVALHO | 2,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.