Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVALENTIM, Gisele Bueno-
dc.creator.ID02574171683pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1599939946438089pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Jauranice Rodrigues-
dc.contributor.advisor1ID12925444814pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8945103097804336pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T13:34:13Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2022-10-04T13:34:13Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1387-
dc.description.resumoEsta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, fomentada pela CAPES, com registro número CAAE: 50770315.6.0000.5154 no Comitê de Ética em Pesquisa, tem por objetivo apresentar nosso estudo baseado na percepção diária, nas salas de aula, da dificuldade dos alunos na escrita, sobretudo de textos produzidos nos gêneros de cunho argumentativo. No geral, os alunos não conseguem perceber qual é a situação polêmica envolvida e não conseguem dissertar seus posicionamentos e contra-argumentos. Para isso, acreditamos ser necessário trabalhar com práticas de escrita de textos desses gêneros. Nossa pesquisa é fundamentada na concepção de escrita que vê a linguagem como interação entre sujeitos (Geraldi, 1984) que se materializa em textos. Neste trabalho analisamos uma atividade diagnóstica que realizamos junto a alunos do nono ano do Ensino Fundamental e também atividades propostas pelo livro didático dirigido a esse público. Com as análises realizadas, foi possível preparar atividades epilinguísticas (Franchi, 2006) que visaram complementar e enriquecer as atividades do livro didático, assim como melhorar as práticas de escrita dos discentes em textos de gêneros da ordem do argumentar. As atividades são voltadas para o conhecimento da estrutura organizacional destes textos, bem como para o estilo e a interação entre o autor e seu possível leitor. Esperamos que as atividades propostas permitam construir o efeito de adesão e de defesa de um ponto de vista, propósito comunicativo dos gêneros de cunho argumentativo.pt_BR
dc.description.abstractThis research, carried out within the scope of the Postgraduate Professional Master's Program in Letters (Profletras) of the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba campus, promoted by CAPES, with registration number CAAE: 50770315.6.0000.5154 in the Ethics Committee in Research, aims to present our study based on the daily perception, in classrooms, of students' difficulty in writing, especially texts produced in the genres of argumentative nature. In general, students are unable to understand the controversial situation involved and are unable to address their positions and counter-arguments. For this, we believe it is necessary to work with text writing practices of these genres. Our research is based on the conception of writing that sees language as interaction between subjects (Geraldi, 1984) that materializes in texts. In this work, we analyzed a diagnostic activity that we carried out with students in the ninth grade of elementary school and also activities proposed by the textbook addressed to this audience. With the analyzes carried out, it will be possible to prepare epilinguistic activities (Franchi, 2006) that aim to complement and enrich the activities of the textbook, as well as to improve students' writing practices in texts of genres of the order of arguing. The activities are aimed at understanding the organizational structure of these texts, as well as the style and interaction between the author and his possible reader. We hope that the proposed activities will make it possible to build the effect of adhesion and defense from a point of view, communicative purpose of the genres of argumentative nature.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArgumentação.pt_BR
dc.subjectTexto.pt_BR
dc.subjectEnsino.pt_BR
dc.subjectRecursos argumentativos.pt_BR
dc.subjectArgumentation.pt_BR
dc.subjectText.pt_BR
dc.subjectArgumentative resources.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titlePráticas com diferentes textos de cunho argumentativo para alunos do nono anopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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