Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARCILIANO, Glauco de Oliveira-
dc.creator.ID31184887861pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3599324452647560pt_BR
dc.contributor.advisor1BUENO, José Lucas Pedreira-
dc.contributor.advisor1ID00276900677pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0805268924348920pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T20:35:45Z-
dc.date.available2022-08-19-
dc.date.available2022-11-16T20:35:45Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1440-
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolveu-se com base nos estudos da seletividade estrutural, bem como nos estudos dos aparelhos ideológicos do Estado de Althusser, especialmente a Universidade, chegando ao conceito de Violência Simbólica de Bourdieu, bem como o conceito da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire. O objetivo principal da pesquisa foi analisar o ensino do Direito Penal como componente curricular reprodutor da seletividade estrutural e da exclusão social, por meio de uma pedagogia do opressor. Utilizou-se, como metodologia, a modalidade de pesquisa bibliográfica. Foi possível constatar uma reprodução no ensino do Direito Penal da ideologia dominante do Estado, aquela que exclui e discrimina os oprimidos e vulneráveis e que legitima toda a atuação dos aparelhos repressivo e judiciário estatais contra essas mesmas pessoas.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper was developed based on the studies of structural selectivity, as well as on the studies of the ideological apparatus of the State from Althusser, especially the University, reaching the concept of Symbolic Violence of Bourdieu, as well as the concept of Pedagogy of the Oppressed by Paulo Freire. The main objective of this was to analyze the teaching of Criminal Law as a curricular component that reproduces structural selectivity and social exclusion, through a pedagogy of the oppressor. The method of bibliographic research was used as a methodology. The purpose of the research was to verify a reproduction in the teaching of Criminal Law of the dominant ideology of the State, the one that excludes and discriminates the oppressed and vulnerable peoples and that legitimizes all the action of the repressive and state judicial apparatus against these same people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Direito Penal.pt_BR
dc.subjectSeletividade estrutural.pt_BR
dc.subjectUniversidade.pt_BR
dc.subjectAparelho ideológico do Estado.pt_BR
dc.subjectViolência simbólica.pt_BR
dc.subjectPedagogia do opressor.pt_BR
dc.subjectTeaching Criminal Law.pt_BR
dc.subjectStructural selectivity.pt_BR
dc.subjectUniversity.pt_BR
dc.subjectIdeological State apparatus..pt_BR
dc.subjectSymbolic violence.pt_BR
dc.subjectPedagogy of the Oppressor.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino do Direito Penal e a seletividade estrutural: a universidade como aparelho ideológico do Estado e reprodutora da violência simbólica sobre os excluídos por meio da pedagogia do opressorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Glauco O Marciliano.pdfDissert Glauco O Marciliano1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.