Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Ana Rita de Andrade Pereira-
dc.creator.ID06339335624pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3981007087193936pt_BR
dc.contributor.advisor1ANHÊ, Ana Carolina Borella Marfil-
dc.contributor.advisor1ID34006188889pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9779446949225399pt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T21:05:21Z-
dc.date.available2022-10-18-
dc.date.available2023-02-17T21:05:21Z-
dc.date.issued2022-10-18-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1464-
dc.description.resumoO uso demasiado dos recursos naturais ocasiona um desequilíbrio ambiental. Buscar soluções que minimizem danos aos sistemas ambientais para garantir o futuro das gerações é essencial. A Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta que visa solucionar problemas ambientais, como poluição, geração de resíduos, contaminação e degradação ambiental, tendo papel fundamental na construção da conscientização socioambiental do sujeito. A escola é um local propicio para se trabalhar a Educação Ambiental, assumindo um papel relevante na educação das futuras gerações, entretanto esse ambiente físico apresenta aspectos ambientais que, se não geridos corretamente, acarretam impactos significativos. Diante disso, realizou se o diagnóstico ambiental da Escola Municipal Professora Terezinha Hueb de Menezes, Uberaba-MG. O Diagnóstico Ambiental foi realizado em três etapas: Auditoria Ambiental de nove categorias, tais quais: Resíduos, Água, Energia, Espaços Exteriores, Agricultura Biológica, Mobilidade, Ruído, Alimentação, Gestão Ambiental; Aplicação de Questionário Estruturado aos alunos; e execução de outras Técnicas Complementares: o levantamento arbóreo e a análise física do solo. O desempenho ambiental da escola foi considerado insatisfatório conforme o Programa Eco-Escola, obtendo 36,56%. Inúmeros aspectos ambientais foram identificados, dentre eles: descarte incorreto de resíduos; desperdício de água e energia; contaminação da água por bactérias heterotróficas; carência de ações para sensibilização e conscientização ambiental; além disso, o ambiente foi considerado insalubre conforme NBR 10152 e CONAMA. Ressalta se que o uso do Diagnóstico Ambiental em escolas é de grande importância para contribuir com as questões ambientais, além de que a ferramenta desenvolvida neste trabalho serve de ponto de partida para o planejamento de ações e/ou práticas ambientais. A partir do diagnóstico, concluí que um ambiente que não possui práticas ambientais que envolvam os indivíduos a compreender sua realidade, extraindo no dia a dia as possibilidades para a sua transformação, não apresentam resultados satisfatórios em relação a qualidade ambiental. Em virtude disso, nas potencialidades e problemas levantados no diagnóstico ambiental, propôs sugestões de ações a serem desenvolvidas na escola. O presente estudo sugere o uso do Diagnóstico Ambiental para identificar os pontos fortes e fracos das escolas, pois por intermédio deste é possível fazer projeções acerca das questões ambientais de maior relevância no ambiente físico escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe overuse of natural resources causes environmental imbalance. Seeking solutions that minimize damage to environmental systems to ensure the future of generations is essential. Environmental Education (EE) is a tool that aims to solve environmental problems such as pollution, waste generation, contamination, and environmental degradation, playing a key role in building the subject's socio-environmental awareness. The school is an appropriate place to work on Environmental Education, assuming a relevant role in the education of future generations. However, this physical environment has environmental aspects that, if not properly managed, can cause significant impacts. Therefore, an environmental diagnosis of the Professora Terezinha Hueb de Menezes Municipal School, Uberaba-MG, was carried out. The Environmental Diagnosis was carried out in three stages: Environmental Audit of nine categories, such as: Waste, Water, Energy, Outer Spaces, Organic Farming, Mobility, Noise, Food, Environmental Management; Application of a Structured Questionnaire to the students; and execution of other Complementary Techniques: the tree survey and the physical analysis of the soil. The environmental performance of the school was considered unsatisfactory according to the Eco-School Program, scoring 36.56%. Several environmental aspects were identified, among them: incorrect waste disposal; water and energy waste; water contamination by heterotrophic bacteria; lack of actions for environmental awareness and sensitization; moreover, the environment was considered unhealthy according to NBR 10152 and CONAMA. It is noteworthy that the use of the Environmental Diagnosis in schools is of great importance to contribute to environmental issues, and that the tool developed in this work serves as a starting point for the planning of actions and/or environmental practices. From the diagnosis, I concluded that an environment that does not have environmental practices that involve individuals in understanding their reality, extracting from the dayto- day the possibilities for its transformation, does not present satisfactory results in relation to environmental quality. In view of this, in the potentialities and problems raised in the environmental diagnosis, it proposed suggestions for actions to be developed in the school. This study suggests the use of the Environmental Diagnosis to identify the strengths and weaknesses of schools, because through this it is possible to make projections about the environmental issues of greatest relevance in the physical school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambientalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambiental.pt_BR
dc.subjectPrograma Eco-Escolas.pt_BR
dc.subjectAuditoria Ambiental.pt_BR
dc.subjectDesempenho Ambiental.pt_BR
dc.subjectEnvironmental Education.pt_BR
dc.subjectEco-Schools Program.pt_BR
dc.subjectEnvironmental Audit. .pt_BR
dc.subjectEnvironmental Performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpt_BR
dc.titleDiagnóstico Ambiental como instrumento para planejamento de práticas ambientaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Ana Rita A P Silva.pdfDissert Ana Rita A P Silva1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.