Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMIDE, Amanda Ferreira-
dc.creator.ID12186032678pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7537911906730978pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Natália Aparecida Morato-
dc.contributor.advisor1ID1722045840pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8250641400823470pt_BR
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Anelise Martinelli Borges-
dc.contributor.advisor-co1ID07298504630pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9230999590850350pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-04T13:51:00Z-
dc.date.available2022-08-25-
dc.date.available2023-04-04T13:51:00Z-
dc.date.issued2022-08-25-
dc.identifier.urihttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1474-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é realizar uma reflexão sobre o papel da Educação Patrimonial na preservação, incentivo e valorização de distrito do Desemboque, no município de Sacramento-MG, com uma proposição de material didático que auxilie o processo educativo na educação básica, especificamente, para o Ensino Fundamental anos finais. Para tanto, realizou-se, por uma perspectiva qualitativa, um estudo bibliográfico e documental que foram de fundamental importância para se compreender como tem sido a abordagem deste conteúdo por meio de documentos legais, currículos e em bases de pesquisas acadêmicas. Ficou constatado que a Educação Patrimonial ainda carece de reconhecimento de seu valor na educação básica, principalmente por ser portadora de inúmeros conhecimentos e saberes acerca de patrimônio cultural, social e histórico, os quais permitem a constituição de sujeitos engajados e conscientes de seu papel cidadão. O material didático proposto ao final do trabalho tem uma perspectiva pedagógica com a orientação de atividades que visam valorizar, preservar e reconhecer a importância de um patrimônio histórico da região do Triângulo Mineiro-MG.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research is to carry out a reflection on the role of Heritage Education in the preservation, encouragement and enhancement of the Desemboque district, in the munici-pality of Sacramento-MG, with a proposition of didactic material that helps the educational process in basic education, specifically, to the Elementary School final years. To this end, a bibliographical and documental study was carried out from a qualitative perspective, which were of fundamental importance to understand how this content has been approached through legal documents, curricula and academic research bases. It was found that Heritage Education still lacks recognition of its value in basic education, mainly because it is the bearer of innu-merable knowledge and knowledge about cultural, social and historical heritage, which allow the constitution of engaged subjects and aware of their citizen role. The didactic material pro-posed at the end of the work has a pedagogical perspective with the orientation of activities that aim to value, preserve and recognize the importance of a historical heritage of the region of Triângulo Mineiro-MG.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Triângulo Mineiropt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFTMpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação patrimonial.pt_BR
dc.subjectDesemboque.pt_BR
dc.subjectMaterial didático.pt_BR
dc.subjectHeritage education.pt_BR
dc.subjectDesemboque.pt_BR
dc.subjectDidactic proposal.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEducação patrimonial na educação básica: uma proposta de material didático sobre o Desemboque no Triângulo Mineiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Amanda F Gomide.pdfDissert Amanda F Gomide1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.