Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1474
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação patrimonial na educação básica: uma proposta de material didático sobre o Desemboque no Triângulo Mineiro |
Autor(es): | GOMIDE, Amanda Ferreira |
Primeiro Orientador: | FERNANDES, Natália Aparecida Morato |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | OLIVEIRA, Anelise Martinelli Borges |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é realizar uma reflexão sobre o papel da Educação Patrimonial na preservação, incentivo e valorização de distrito do Desemboque, no município de Sacramento-MG, com uma proposição de material didático que auxilie o processo educativo na educação básica, especificamente, para o Ensino Fundamental anos finais. Para tanto, realizou-se, por uma perspectiva qualitativa, um estudo bibliográfico e documental que foram de fundamental importância para se compreender como tem sido a abordagem deste conteúdo por meio de documentos legais, currículos e em bases de pesquisas acadêmicas. Ficou constatado que a Educação Patrimonial ainda carece de reconhecimento de seu valor na educação básica, principalmente por ser portadora de inúmeros conhecimentos e saberes acerca de patrimônio cultural, social e histórico, os quais permitem a constituição de sujeitos engajados e conscientes de seu papel cidadão. O material didático proposto ao final do trabalho tem uma perspectiva pedagógica com a orientação de atividades que visam valorizar, preservar e reconhecer a importância de um patrimônio histórico da região do Triângulo Mineiro-MG. |
Abstract: | The objective of this research is to carry out a reflection on the role of Heritage Education in the preservation, encouragement and enhancement of the Desemboque district, in the munici-pality of Sacramento-MG, with a proposition of didactic material that helps the educational process in basic education, specifically, to the Elementary School final years. To this end, a bibliographical and documental study was carried out from a qualitative perspective, which were of fundamental importance to understand how this content has been approached through legal documents, curricula and academic research bases. It was found that Heritage Education still lacks recognition of its value in basic education, mainly because it is the bearer of innu-merable knowledge and knowledge about cultural, social and historical heritage, which allow the constitution of engaged subjects and aware of their citizen role. The didactic material pro-posed at the end of the work has a pedagogical perspective with the orientation of activities that aim to value, preserve and recognize the importance of a historical heritage of the region of Triângulo Mineiro-MG. |
Palavras-chave: | Educação patrimonial. Desemboque. Material didático. Heritage education. Desemboque. Didactic proposal. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Triângulo Mineiro |
Sigla da Instituição: | UFTM |
metadata.dc.publisher.department: | Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1474 |
Data do documento: | 25-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert Amanda F Gomide.pdf | Dissert Amanda F Gomide | 1,66 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.