Biblioteca Digital de Teses e Dissertações PÓS-GRADUAÇÃO SCTRICTO SENSU Programa de Pós­-Graduação em Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1474
Tipo: Dissertação
Título: Educação patrimonial na educação básica: uma proposta de material didático sobre o Desemboque no Triângulo Mineiro
Autor(es): GOMIDE, Amanda Ferreira
Primeiro Orientador: FERNANDES, Natália Aparecida Morato
metadata.dc.contributor.advisor-co1: OLIVEIRA, Anelise Martinelli Borges
Resumo: O objetivo desta pesquisa é realizar uma reflexão sobre o papel da Educação Patrimonial na preservação, incentivo e valorização de distrito do Desemboque, no município de Sacramento-MG, com uma proposição de material didático que auxilie o processo educativo na educação básica, especificamente, para o Ensino Fundamental anos finais. Para tanto, realizou-se, por uma perspectiva qualitativa, um estudo bibliográfico e documental que foram de fundamental importância para se compreender como tem sido a abordagem deste conteúdo por meio de documentos legais, currículos e em bases de pesquisas acadêmicas. Ficou constatado que a Educação Patrimonial ainda carece de reconhecimento de seu valor na educação básica, principalmente por ser portadora de inúmeros conhecimentos e saberes acerca de patrimônio cultural, social e histórico, os quais permitem a constituição de sujeitos engajados e conscientes de seu papel cidadão. O material didático proposto ao final do trabalho tem uma perspectiva pedagógica com a orientação de atividades que visam valorizar, preservar e reconhecer a importância de um patrimônio histórico da região do Triângulo Mineiro-MG.
Abstract: The objective of this research is to carry out a reflection on the role of Heritage Education in the preservation, encouragement and enhancement of the Desemboque district, in the munici-pality of Sacramento-MG, with a proposition of didactic material that helps the educational process in basic education, specifically, to the Elementary School final years. To this end, a bibliographical and documental study was carried out from a qualitative perspective, which were of fundamental importance to understand how this content has been approached through legal documents, curricula and academic research bases. It was found that Heritage Education still lacks recognition of its value in basic education, mainly because it is the bearer of innu-merable knowledge and knowledge about cultural, social and historical heritage, which allow the constitution of engaged subjects and aware of their citizen role. The didactic material pro-posed at the end of the work has a pedagogical perspective with the orientation of activities that aim to value, preserve and recognize the importance of a historical heritage of the region of Triângulo Mineiro-MG.
Palavras-chave: Educação patrimonial.
Desemboque.
Material didático.
Heritage education.
Desemboque.
Didactic proposal.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Sigla da Instituição: UFTM
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - IELACHS::Curso de Graduação em Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1474
Data do documento: 25-Ago-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós­-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert Amanda F Gomide.pdfDissert Amanda F Gomide1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.